O exame de colesterol total e frações realiza uma medição dos valores dos três tipos de colesterol presentes no corpo e analisa as quantias que circulam na corrente sanguínea do paciente.
O colesterol é um tipo de gordura que é produzida por no organismo e possui funções variadas no corpo humano, que vão desde auxiliar na produção de hormônios a até mesmo dar apoio à manutenção das membranas celulares.
No entanto, hábitos alimentares e estilo de vida podem contribuir para o aumento do colesterol, que acarreta diversos problemas de saúde.
Ao todo, existem três tipos de colesterol que são avaliados no exame de colesterol total e frações:
Colesterol LDL: O LDL, sigla para Low Density Lipoproteins, é considerado pelos médicos como “colesterol ruim”. Isso porque quando seus níveis estão elevados na corrente sanguínea do paciente, ele se deposita na parede das artérias e veias do corpo, causando entupimentos e obstruções que podem levar o paciente a ter um infarto do miocárdio ou mesmo um Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Colesterol HDL: O colesterol HDL, sigla para High Density Lipoprotein, é bem visto pelos médicos e considerado como “colesterol bom”. Isso porque ele ajuda o organismo a manter os níveis de colesterol LDL sob controle, evitando que o paciente adoeça, além de auxiliar o corpo humano.
Colesterol VLDL: O colesterol VLDL, sigla para Very Low Density Lipoprotein, também é mensurado nos exames e, quando está presente em níveis elevados, é mau visto pelos médicos, porque também pode causar problemas de saúde variados.
O exame de colesterol total e frações realiza uma medição dos valores dos três tipos de colesterol presentes no corpo e analisa as quantias que circulam na corrente sanguínea do paciente.
Com isso, é possível diagnosticar quadros de hipercolesterolemia, uma condição séria que é causada pelos níveis elevados de colesterol e que pode aumentar o risco do paciente desenvolver condições como a arteriosclerose, por exemplo.
O exame de colesterol total e frações permite entender o quadro de colesterol do paciente, para que possam ser feitos, caso seja necessário, ajustes na alimentação e no estilo de vida do paciente, por exemplo. Dependendo dos resultados dos exames, o médico também poderá incluir o uso de medicamentos para equilibrar o nível de colesterol.
O exame de colesterol total e frações é um exame de sangue convencional, em que o técnico responsável irá coletar uma amostra de sangue venoso, geralmente do braço. A coleta é feita em segundos e depois o paciente será liberado.
Em geral, para o exame de colesterol total, pede-se algumas horas de jejum e de abstinência de álcool, que pode influenciar no resultado do exame. Essas e demais informações deverão ser confirmadas com o local do exame.
Por ano, a Rede D’Or realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Paraná, Tocantins e no Distrito Federal.
Criança em aleitamento, a coleta deve ser realizada no intervalo entre a alimentação. Até 5 anos, necessárias 4 horas de jejum. Outras idades, jejum de 12 horas
Devem-se evitar ingestão de álcool e atividade física vigorosa nas 72 e 24 horas que antecedem a coleta de sangue.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone 85 4009 3333 para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone 85 4009 3333.