Direitos dos Pacientes e Familiares
1. Ser informado sobre todos os seus direitos, responsabilidades e normas institucionais. Ter estes direitos promovidos e protegidos pelos profissionais da instituição.
2. Receber atendimento digno, atencioso e respeitoso, indiferente de raça, credo, cor, idade, sexo, orientação sexual, diagnóstico ou qualquer outra forma de preconceito.
3. Ser tratado com cortesia, atenção, respeito e dignidade e sem qualquer forma de preconceito ou discriminação pelos profissionais de todas as áreas.
4. Ter seus valores e crenças espirituais e religiosas respeitados.
5. Ser esclarecido quando seu tratamento ou diagnóstico forem experimentais ou fizerem parte de pesquisa clínica, podendo consentir formalmente ou recusar a participação.
6. Saber quem são os profissionais envolvidos em seu cuidado, que devem estar identificados através de uniformes e crachás profissionais.
7. Ser identificado por nome completo e data de nascimento, não devendo ser tratado de formas impessoais ou desrespeitosas. Utilizar nome social pelo qual o(a) paciente deva ser chamado(a), independente do registro civil.
8. Ter garantida sua privacidade, segurança e integridades física, psíquica e moral.
9. Receber atendimento prioritário em caso de pacientes idosos e/ou portadores de deficiências, conforme legislação vigente.
10. Ter sua dor avaliada e controlada sempre que necessário, baseado no protocolo de gerenciamento da dor.
11. Receber auxílio imediato e oportuno pelo profissional adequado, quando necessário, para melhoria de seu conforto e bem-estar e dentro das possibilidades.
12. Receber os cuidados dentro das melhores práticas de prevenção e controle de infecções e higiene, incluindo a esterilização e limpeza dos materiais antes do uso, conforme necessário.
13. Receber informações objetivas e compreensíveis, conforme sua condição cultural, sobre a doença, opções e duração do tratamento, exames, riscos e benefícios.
14. Consentir ou recusar procedimentos diagnósticos ou terapêuticos por meio de autorização por escrito (Termos de Consentimento), de forma livre, voluntária e esclarecida, exceto em risco de morte.
15. Indicar um responsável para participar das decisões sobre os cuidados de sua saúde, no caso de impossibilidade futura de expressar sua vontade.
16. Ter resguardada a confidencialidade de todas as suas informações, caso não impliquem em riscos a outros ou à saúde pública.
17. Receber receitas médicas legíveis e compreensíveis, sem a utilização de códigos ou abreviaturas, contendo assinatura, nome do profissional e número de registro no conselho.
18. Ter prontuário legível, com sua história clínica documentada pela equipe multiprofissional envolvida nos atendimentos, e consultá-lo conforme as normas estabelecidas pela instituição e a legislação vigente.
19. Ter acesso a orçamentos e contas detalhadas, referentes às despesas de seu tratamento, incluindo exames, medicamentos, procedimentos médicos, quando particular.
20. Ter acesso a canal de comunicação direta com a empresa para o registro de reclamações, sugestões e elogios. O contato com a Ouvidoria pode ser realizado através do e-mail [email protected], site https://www.rededorsaoluiz.com.br/onco/oncologiador/fale-conosco e telefone (2ª a 6ª feira, de 08h às 18h) 3003-4330 ou através do registro da Pesquisa de Satisfação que é enviado para e-mail cadastrado.
Deveres dos Pacientes e Familiares:
1. Atender às normas de funcionamento da instituição.
2. Prestar informações completas e precisas sobre o seu histórico de saúde, que inclui doenças prévias, alergias, uso de medicamentos, procedimentos médicos pregressos e outros problemas relacionados à sua saúde, assim como informar mudanças inesperadas no seu estado de saúde aos profissionais responsáveis pelo seu tratamento.
3. Seguir as orientações passadas pelos profissionais que prestaram o cuidado ou manifestar-se sempre que houver dúvidas relacionadas a elas.
4. Respeitar os direitos dos profissionais, dos demais pacientes e de seus familiares e dos prestadores de serviços da instituição, tratando-os com civilidade e cortesia, contribuindo também para o controle de ruídos.
5. Zelar pelas propriedades e ambientes da clínica colocados à disposição para o seu bem-estar, conforto e tratamento.
6. Participar do seu plano de tratamento e acompanhamento ou indicar quem possa fazê-lo.
7. Assumir a responsabilidade pela suspensão à revelia ou recusa, ainda que parcialmente, do tratamento ou procedimento proposto assim como descumprimento das instruções recebidas dos profissionais responsáveis pelo seu acompanhamento.
8. Atender e respeitar a proibição de fumo nas dependências da clínica, conforme legislação vigente.
9. Não é permitido fotografar, filmar ou gravar áudios nas dependências da instituição.
10. Indicar, uma pessoa para permanecer em sua companhia durante os procedimentos, que tenha idade igual ou superior 18 anos.