Reconstrução e Alongamento Ósseo
Existem muitos motivos pelos quais um indivíduo pode necessitar do auxílio da ortopedia de reconstrução e alongamento ósseo, como acidentes ou condições congênitas.
O que é ortopedia de reconstrução e alongamento ósseo?
A ortopedia de reconstrução e alongamento ósseo é uma técnica para corrigir desigualdades dos comprimentos de membros inferiores ou superiores e deformidades, além disso é utilizada para tratar traumatismos em ossos, encurtamento, esmagamento e até mesmo necrose causados por traumas ou deformidades importantes.
Qual a formação do ortopedista de reconstrução e alongamento ósseo?
Esse profissional é formado em medicina, em seguida precisa fazer residência em ortopedia e precisa se especializar em reconstrução e alongamento ósseo, além de precisar ser reconhecido pela Associação Brasileira de Reconstrução e Alongamento Ósseo (ASAMI Brasil).
Quais problemas o ortopedista de reconstrução e alongamento ósseo pode tratar?
Existem muitos motivos pelos quais um indivíduo pode necessitar do auxílio da ortopedia de reconstrução e alongamento ósseo.
Ele pode por exemplo, ter sofrido um acidente de carro que causou um grande traumatismo em um osso, como seu esmagamento e, até mesmo necrose, sendo que é preciso remover esse osso e combater quaisquer infecções que ele possa ter causado. Nesse caso, o especialista em reconstrução óssea entra em cena para reconstruir esse osso afetado ou melhorar sua aparência para que o paciente volte a ter seus movimentos normalizados ou pelo menos maior qualidade de vida.
O acidente também pode causar, por exemplo, um encurtamento de um osso, que pode ser tratado pelo especialista em alongamento ósseo.
Quando procurar o ortopedista de reconstrução e alongamento ósseo?
Esse profissional pode ser procurado quando há diferenças de comprimento dos membros e ou com deformidades associadas, seja por motivos congênitos ou outros fatores. Também pode ser indicado consultar esse profissional em casos de fratura que não consolidam (pseudartroses) e nas infecções (osteomielites).
Quais exames o ortopedista de reconstrução e alongamento ósseo pode solicitar?
Exames de imagem como raios X, tomografia computadorizada, ultrassonografia, cintilografia óssea e ressonância magnética.
Quais tratamentos o ortopedista de reconstrução de alongamento ósseo pode recomendar?
Acaba dependendo do caso. Por exemplo, quando a diferença de altura entre os membros do corpo humano pode ser congênita, cabe à ortopedia de reconstrução e alongamento ósseo auxiliar o paciente no processo de normalidade. Caso a diferença seja mais por conta da aparência do que por conta da mobilidade, pode ser feito um alongamento ósseo estético.
Para tratar essa condição, é feito um alongamento ósseo com haste intramedular expansível. Trata-se de uma cirurgia minimamente invasiva, na qual essa haste é expandida cerca de 1 mm por dia, permitindo que o paciente consiga desenvolver até 8 cm de osso novo.
A reconstrução óssea também é feita por meio cirúrgico, geralmente sendo executada por um especialista em reconstrução óssea. O objetivo é sempre se esforçar para evitar uma amputação, recorrendo, por exemplo, aos fixadores externos, as chamadas “gaiolas”, para obter um auxílio na cura.
Outro procedimento comum à reconstrução óssea é o transporte ósseo, onde é retirado um osso saudável de alguma parte do corpo, como a bacia, por exemplo, para substituir o osso que foi esmagado e acabou por necrosar.
Por serem tratamentos complementares e subespecialidades da ortopedia, por vezes um especialista em reconstrução óssea costuma ser também um especialista em alongamento ósseo.
Onde encontrar o ortopedista de reconstrução e alongamento ósseo?
Na Rede D’Or você pode contar com o ortopedista de reconstrução e alongamento ósseo em diversos estados brasileiros. Entre em contato com a nossa Central de Agendamento para saber as unidades que oferecem atendimento.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Paraná, Paraíba, Alagoas, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, banco de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA) e internacionais, como a Joint Commission Internacional (JCI), Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, oferecido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!