Ortopedia de Punho
A ortopedia de punho é a subespecialidade da Ortopedia responsável por prevenir, diagnosticar e tratar condições diversas que podem afetar a região do punho.
O que é ortopedia de punho?
A ortopedia de punho é a subespecialidade da ortopedia responsável por prevenir, diagnosticar e tratar condições diversas que podem afetar a região do punho.
Cada vez mais, o punho vem sendo usado no cumprimento de funções diversas, como digitar no computador e conduzir um carro. É por conta desse uso contínuo que ele acaba sendo uma das regiões do corpo humano que são mais sujeitas às lesões por esforço repetitivo (LER).
Qual a formação do ortopedista de punho?
Para ser ortopedista de punho, primeiramente, é necessário realizar a graduação em medicina. Após isso, é preciso fazer residência em ortopedia e traumatologia e especialização em ortopedia de punho.
Quais problemas o ortopedista de punho pode tratar?
Os esforços repetitivos utilizando o punho podem causar condições como tendinite, popularmente chamada de “pulso aberto”, a tenossinovite, as luxações e até mesmo as instabilidades dos ossos. Todas essas condições costumam ser tratadas na ortopedia de punho. Problemas que surgem de forma natural, como o cisto sinovial, por exemplo, também são responsabilidade do ortopedista de punho.
Muitas vezes, quando uma pessoa sofre uma queda, seu primeiro movimento é colocar os braços para a frente, como forma de proteger o rosto. Se a queda é muito brusca, esse movimento pode causar uma lesão no punho. Esta lesão pode ser uma fratura ou fissura nos ossos que o compõem. Ambas as condições são tratadas pelos médicos da ortopedia de punho.
Quando procurar o ortopedista de punho?
Dores, formigamentos e mudanças na aparência dos punhos são sinais de alerta para procurar um ortopedista de punho. Fraturas e outros tipos de lesão são normalmente tratadas em emergências hospitalares. Porém, para dar seguimento ao tratamento, é importante procurar o especialista.
Quais exames o ortopedista de punho pode solicitar?
Os médicos especialistas em ortopedia de punho fazem o uso de exames de imagem para obter diagnósticos mais precisos. São exemplos: tomografias, ressonâncias magnéticas e raios X.
Quais tratamentos o ortopedista de punho pode recomendar?
Os tratamentos que o ortopedista de punho pode recomendar inclui o uso de medicamentos e terapias como acupuntura, compressas e imobilização.
Casos de maior gravidade requerem a realização de cirurgias para que o tratamento possa ser completo e que o paciente conquiste de volta a sua qualidade de vida.
Essas cirurgias devem ser feitas sempre por um especialista em ortopedia de punho. A ortopedia de punho também conta com o apoio da fisioterapia na hora de realizar a reabilitação do paciente. Através dela, é possível devolver a ele a capacidade de movimentar o braço, realizar os movimentos finos e ter força.
Onde encontrar o ortopedista de punho?
Na Rede D’Or você pode contar com o ortopedista de punho em diversos estados brasileiros. Entre em contato com a nossa Central de Agendamento para saber as unidades que oferecem atendimento.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Paraná, Paraíba, Alagoas, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, banco de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA) e internacionais, como a Joint Commission Internacional (JCI), Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, oferecido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!