Este exame serve para identificar e avaliar anormalidades no reto, como câncer colorretal.
A Ressonância Magnética Endorretal é um exame de imagem utilizado como complemento para o diagnóstico preciso da região do reto. O aparelho não faz uso de radiação. Para a obtenção das imagens, em qualquer dimensão, é usado um forte campo magnético, além da aplicação de contraste intravenoso para melhor visualização de alterações.
O exame de Ressonância Magnética Endorretal é feito no aparelho de ressonância magnética. O paciente deita-se em uma maca, que irá deslizar suavemente para dentro do aparelho. A seguir, o aparelho irá iniciar a captação das imagens, sendo importante, assim, permanecer imóvel por alguns minutos.
O preparo para o exame inclui:
– Jejum a critério médico
– Usar roupas confortáveis, sem materiais metálicos
– Evitar ornamentos como pulseiras e piercings
Utiliza-se um aparelho chamado bobina endorretal para a realização do exame, que é inserido pela via anal após lubrificação e anestesia. Por isso, o paciente pode sentir algum desconforto durante o exame.
O Exame de Ressonância Magnética Endorretal serve para identificar e avaliar anormalidades no reto, como câncer colorretal.
Também produz imagens que permitem determinar o tamanho e a localização de um tumor, além da presença de metástases.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.
Como é o preparo para o exame de Ressonância Magnética Endorretal?
CHEGADA: 30 minutos antes do horário agendado.
DURAÇÃO: 20 a 40 minutos por segmento.
JEJUM: 4 horas de jejum absoluto.
CONTRAINDICAÇÕES: não poderão realizar o exame pacientes com alguns dispositivos metálicos corporais (haverá entrevista minuciosa de segurança, previamente ao exame), metais intraoculares (lentes de contato não geram interferências), cílios postiços ou colados, tatuagens ou micropigmentação feitas há menos de quatro semanas. Em caso de atraso menstrual ou incerteza em relação a gravidez, informar à equipe no local.
EXAMES ANTERIORES: se possuir exames de imagem anteriores relacionados ao problema atual, leve-os consigo. Para pessoas com problemas renais, é necessário levar um exame de creatinina recente, feito até 90 dias antes do exame.
OUTRAS INFORMAÇÕES: é necessário não comparecer com o cabelo molhado ou com produtos cosméticos, também na região que será analisada. É proibido utilizar acessórios metálicos, maquiagens e esmaltes, pois eles podem alterar a imagem. Além disso, o paciente deve levar consigo todos os documentos necessários (pedido médico, carteira do convênio, CPF e documento com foto).
Clique no link abaixo e acesse o preparo completo para o exame de Ressonância Magnética Endorretal.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone (22) 2105-7000 para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone (22) 2105-7000.