Na Angiorressonância Magnética Venosa de Membro Superior, estudamos o sistema circulatório dos braços, de um ou ambos os membros superiores.
A angioressonância magnética venosa de membro superior é um exame não invasivo, que estuda artérias e veias do sistema circulatório de um ou de ambos os braços, bem como as veias cefálica, basílica, axilar e braquial, por meio de uma inspeção das estruturas internas do corpo humano, oferecendo imagens de alta resolução.
Assim, é possível diagnosticar condições como a tromboflebite, inflamação nas veias que causa dor intensa, e a trombose, que também pode afetar os braços.
A angioressonância magnética venosa de membro superior é realizada com o paciente deitado em uma mesa que desliza para dentro de um tubo grande e cilíndrico. Ele é observado durante todo o exame, além de permanecer com uma campainha na mão, caso precise se comunicar ou chamar o técnico. O procedimento é indolor, porém pode causar um pouco de desconforto devido à necessidade de permanecer imóvel por um determinado período.
Uma bobina é posicionada em torno do membro superior para capturar imagens detalhadas. Durante o exame, é comum o uso de um contraste por via venosa para eventuais alterações e melhor caracterização de achados normais para aprimorar a visualização das veias.
O exame de angioressonância magnética venosa de membro superior serve para diagnosticar doenças do sistema vascular, como a estenose, estreitamento de vaso que dificulta a passagem de sangue.
Também é possível detectar oclusões, que são o entupimento completo, bem como aneurismas, anomalias anatômicas, malformações, inflamações, coágulos e complicações vasculares que podem acontecer após cirurgias de grande porte.
A duração do exame de angioressonância magnética venosa de membro superior pode variar. Geralmente, leva cerca de 30 a 60 minutos, mas pode haver variação dependendo das condições do paciente e da complexidade do procedimento.
O exame de angioressonância magnética venosa de membro superior pode ser solicitado por diversos especialistas, dependendo do contexto clínico do paciente. Em geral, neurologistas, angiologistas, ortopedistas e reumatologistas são especialistas que podem requisitar esse exame para obter um diagnóstico mais preciso.
O exame de angioressonância magnética venosa de membro superior é contraindicado para gestantes com menos de 12 semanas e pessoas portadoras de marca-passo, aparelhos auditivos fixos e injetores de insulina automáticos.
Na Rede D’Or, você pode contar com diversos exames de imagem, inclusive a angioressonância magnética venosa de membro superior, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Agendamento de consultas, exames e demais procedimentos:
Como é o preparo para o exame de Angioressonância Magnética Venosa de Membro Superior?
CHEGADA: 30 minutos antes do horário agendado.
DURAÇÃO: 20 a 40 minutos por segmento.
JEJUM: 4 horas de jejum absoluto.
CONTRAINDICAÇÕES: não poderão realizar o exame pacientes com alguns dispositivos metálicos corporais (haverá entrevista minuciosa de segurança, previamente ao exame), metais intraoculares (lentes de contato não geram interferências), cílios postiços ou colados, tatuagens ou micropigmentação feitas há menos de quatro semanas. Em caso de atraso menstrual ou incerteza em relação a gravidez, informar à equipe no local.
EXAMES ANTERIORES: se possuir exames de imagem anteriores relacionados ao problema atual, leve-os consigo. Para pessoas com problemas renais, é necessário levar um exame de creatinina recente, feito até 90 dias antes do exame.
OUTRAS INFORMAÇÕES: é necessário não comparecer com o cabelo molhado ou com produtos cosméticos, também na região que será analisada. É proibido utilizar acessórios metálicos, maquiagens e esmaltes, pois eles podem alterar a imagem. Além disso, o paciente deve levar consigo todos os documentos necessários (pedido médico, carteira do convênio, CPF e documento com foto).
Clique no link abaixo e acesse o preparo completo para o exame de Angioressonância Magnética Venosa de Membro Superior.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone (22) 2105-7000 para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone (22) 2105-7000.