Medicina do Sono e Neurologia
O que é medicina do sono?
Também conhecida como Medicina e Biologia do Sono, é a especialidade responsável pelo estudo do sono, com atenção aos distúrbios que acometem os indivíduos e observando consequências no organismo.
Os médicos com especialização em medicina do sono fazem o diagnóstico e o tratamento de diversas doenças relacionadas ao ciclo do sono.
Lançam mão de exames como a polissonografia (teste em que o paciente passa a noite no Instituto de Medicina do Sono conectado a eletrodos que medem sua atividade cerebral, batimentos cardíacos e respiração). No exame é possível observar o ciclo do sono completo, permitindo que o especialista entenda o problema e o que deve ser feito para ajudar na retomada da qualidade de vida.
Geralmente, o paciente busca o auxílio da medicina do sono quando sente problemas para dormir, como dificuldade em adormecer ou respirar durante o sono, além de sonolência diurna excessiva ou até ronco.
O profissional de medicina do sono auxilia através de orientações e tratamentos que irão ajudar o paciente a recuperar a qualidade do sono.
O que é polissonografia?
A polissonografia é o exame padrão-ouro para avaliação global do sono. É capaz de identificar distúrbios respiratórios, principalmente síndrome do ronco e apneia do sono. Também é útil para estudo das parassonias, como sonambulismo ou transtorno comportamental do sono REM e hipersonias – idiopática, narcolepsia – assim como distúrbios do movimento durante o sono – como bruxismo do sono e movimento periódico de pernas. Também pode contribuir para avaliação do diagnóstico de insônia crônica.
Os distúrbios do sono são muito prevalentes na população geral, sendo uma das principais queixas ambulatoriais. A apneia do sono, segundo estudos recentes de prevalência, chega a acometer mais de 30% da população paulista, além de mais de 60% ter alguma queixa de sono. Entre os pacientes com distúrbios do humor, a prevalência de distúrbios do sono pode chegar até acima de 80%.
É um exame multiparamétrico que pode compor o eletroencefalograma, eletrocardiograma, eletromiograma e eletro-oculograma, além de oximetria, cintas para avaliação de esforço respiratório e abdominal, fluxo aéreo nasal e oral, assim como ronco e posição corporal.
Polissonografia
Polissonografia Basal (noite Inteira)
Polissonografia com CPAP Nasal
Polissonografia com teste de latências múltiplas do sono