A ortopedia de punho é a subespecialidade da Ortopedia responsável por prevenir, diagnosticar e tratar condições diversas que podem afetar a região do punho.
A ortopedia de punho é a subespecialidade da ortopedia responsável por prevenir, diagnosticar e tratar condições diversas que podem afetar a região do punho.
Cada vez mais, o punho vem sendo usado no cumprimento de funções diversas, como digitar no computador e conduzir um carro. É por conta desse uso contínuo que ele acaba sendo uma das regiões do corpo humano que são mais sujeitas às lesões por esforço repetitivo (LER).
Para ser ortopedista de punho, primeiramente, é necessário realizar a graduação em medicina. Após isso, é preciso fazer residência em ortopedia e traumatologia e especialização em ortopedia de punho.
Os esforços repetitivos utilizando o punho podem causar condições como tendinite, popularmente chamada de “pulso aberto”, a tenossinovite, as luxações e até mesmo as instabilidades dos ossos. Todas essas condições costumam ser tratadas na ortopedia de punho. Problemas que surgem de forma natural, como o cisto sinovial, por exemplo, também são responsabilidade do ortopedista de punho.
Muitas vezes, quando uma pessoa sofre uma queda, seu primeiro movimento é colocar os braços para a frente, como forma de proteger o rosto. Se a queda é muito brusca, esse movimento pode causar uma lesão no punho. Esta lesão pode ser uma fratura ou fissura nos ossos que o compõem. Ambas as condições são tratadas pelos médicos da ortopedia de punho.
Dores, formigamentos e mudanças na aparência dos punhos são sinais de alerta para procurar um ortopedista de punho. Fraturas e outros tipos de lesão são normalmente tratadas em emergências hospitalares. Porém, para dar seguimento ao tratamento, é importante procurar o especialista.
Os médicos especialistas em ortopedia de punho fazem o uso de exames de imagem para obter diagnósticos mais precisos. São exemplos: tomografias, ressonâncias magnéticas e raios X.
Os tratamentos que o ortopedista de punho pode recomendar inclui o uso de medicamentos e terapias como acupuntura, compressas e imobilização.
Casos de maior gravidade requerem a realização de cirurgias para que o tratamento possa ser completo e que o paciente conquiste de volta a sua qualidade de vida.
Essas cirurgias devem ser feitas sempre por um especialista em ortopedia de punho. A ortopedia de punho também conta com o apoio da fisioterapia na hora de realizar a reabilitação do paciente. Através dela, é possível devolver a ele a capacidade de movimentar o braço, realizar os movimentos finos e ter força.
Na Rede D’Or você pode contar com o ortopedista de punho em diversos estados brasileiros. Entre em contato com a nossa Central de Agendamento para saber as unidades que oferecem atendimento.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Paraná, Paraíba, Alagoas, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, banco de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA) e internacionais, como a Joint Commission Internacional (JCI), Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, oferecido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!