Ortopedia
É a especialidade que se encarrega dos cuidados com os ossos, músculos, articulações, ligamentos e outros componentes do sistema locomotor do organismo, sendo composta por um grupo de subespecialidades: mão, pé, coluna, ombro, joelho e quadril. Também é conhecida como Ortopedia e Traumatologia, ou Traumato-ortopedia, por tratar das lesões provocadas por traumas como, por exemplo, acidentes e outras ocorrências que provoquem a fratura óssea.
Ortopedia no Hospital Brasil
Ossos, músculos, articulações, ligamentos e outros componentes do sistema locomotor do organismo estão sob os cuidados da Ortopedia. Especialidade composta por um grupo de subespecialidades que tem os cuidados de um corpo clínico altamente qualificado, especializado e com acesso a toda modernidade e conforto da Rede D’Or São Luiz. Desde as consultas médicas até o planejamento cirúrgico, a alta tecnologia é o diferencial na atenção aos pacientes ortopédicos.
O Hospital e Maternidade Brasil, além do atendimento 24h no pronto socorro de Ortopedia e Traumatologia, está apto a realizar cirurgias ortopédicas com as mais modernas técnicas cirúrgicas (videoartroscopia, minimamente invasivas, radiofrequência), com materiais de implante e equipamentos de última geração. O hospital ainda conta com Centro Médico dedicado exclusivamente à Ortopedia, para atendimento em consultório para prevenção, acompanhamento, diagnóstico, e para o tratamento de doenças ortopédicas, sendo reconhecido como um dos melhores serviços de Ortopedia, em Santo André.
Entre as subespecialidades atendidas estão: ortopedia infantil, ortopedia de ombro, coluna, mão, quadril, joelho, pé e especialistas em trauma, ortopedia de tumor e medicina esportiva.
O que é ortopedia?
A ortopedia ou traumato-ortopedia é a especialidade médica encarregada de tratar lesões, traumas e algumas deformidades que refletem no aparelho locomotor do indivíduo. Entre as regiões acometidas estão os tendões, ossos, ligamentos e articulações. Esta área também está relacionada à traumatologia, que trata contusões causadas por pancadas, como as fraturas ósseas.
A ortopedia e a traumatologia têm grande importância na área esportiva, pois podem promover o tratamento de problemas decorrentes da prática de exercícios físicos. Através do auxílio de um profissional, é possível corrigir e evitar deformações através da prática de exercícios, feitos em aparelhos ortopédicos e clínicas de ortopedia. Essas aparelhagens são conhecidas como órteses.
Os especialistas da área também são aptos a realizar cirurgias corretivas e ajudar a tratar pacientes com problemas reumáticos, em conjunto com outros médicos. Vale lembrar que, antes de começar um tratamento ortopédico, é preciso passar por avaliação e realizar exames.
Qual é a formação do ortopedista?
De acordo com a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia de São Paulo (SBOT-SP), o ortopedista é um dos médicos especialistas mais requisitados do Brasil, atrás somente do cardiologista.
O ortopedista é um médico que se especializou em Ortopedia e Traumatologia, através da residência médica, quando o profissional se dedica para aprofundar os conhecimentos sobre o aparelho locomotor.
Sendo assim, a formação do ortopedista é em Medicina com Título de Especialista em Ortopedia e Traumatologia (TEOT).
Quais problemas o ortopedista pode tratar?
A ortopedia serve para tratar determinadas doenças relacionadas a traumas, como torções, fraturas e luxação, mas também condições congênitas, como tumores ósseos e deformidades. Em todos os casos, o médico ortopedista é o profissional com mais expertise para realizar o tratamento que o paciente precisa. Ele ainda pode atuar na área esportiva e com o acompanhamento de atletas.
Os problemas mais comuns tratados por essa especialidade são doenças da coluna, artrose, bursite, hérnia, gota, tendinites, artrites e edemas.
Quando procurar um ortopedista?
Dores e desconfortos devem ser sempre um sinal de alerta. Por isso, é importante consultar um ortopedista diante de problemas como dores e/ou inchaços nas articulações, rigidez, pancadas, lesões decorrentes de atividades físicas e limitações de movimentos.
Não hesite em buscar ajuda médica. Quanto antes o diagnóstico for feito e o tratamento iniciado, melhor será a preservação da sua saúde e qualidade de vida.
Para resolver a condição do paciente, podem ser recomendados tratamentos clínicos ou cirúrgicos, dependendo de cada caso.
Quais exames podem ser solicitados?
Os principais exames que podem ser solicitados por um ortopedista são:
raios X;
ultrassonografia das articulações, que serve para diagnosticar alterações das estruturas articulares e dos músculos relacionados com a articulação;
tomografia computadorizada, diagnóstico que utiliza imagens detalhadas e reconstruídas através de um computador;
ressonância magnética e densitometria óssea, que tem como objetivo analisar a estrutura dos ossos e detectar osteoporose.
Onde encontrar um ortopedista?
Na Rede D’Or você pode contar com o ortopedista em diversos estados brasileiros, entre eles: São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal.
A Rede D’Or conta com hospitais e clínicas de ortopedia capacitados para atender de forma especializada. Esse é o caso do Hospital IFOR, referência em ortopedia no Brasil, localizado em São Bernardo do Campo, em São Paulo.
Entre em contato com a nossa Central de Agendamento para saber as unidades que oferecem atendimento.
Sobre a Rede D’Or
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Paraná, Paraíba, Alagoas, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.
O grupo é composto, atualmente, por hospitais próprios, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, banco de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar como uma de suas principais ferramentas. Trata-se de um processo, conduzido por organizações independentes, de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados.
Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA) e internacionais, como a Joint Commission Internacional (JCI), Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, oferecido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!