
T3
Com o exame de T3, é possível diagnosticar condições como o hipertireoidismo e o hipotireoidismo.
O que é o exame de T3?
O exame de T3 (triiodotironina) mede os níveis do hormônio T3 no sangue, que é produzido pela glândula tireoide. O T3 é um dos principais hormônios tireoidianos e tem um papel fundamental no controle do metabolismo, influenciando o crescimento, o desenvolvimento e a regulação da temperatura do corpo.
Para que serve o exame de T3?
Este exame é utilizado para avaliar a função da tireoide e diagnosticar distúrbios como o hipotireoidismo (quando a tireoide não produz hormônios suficientes) ou hipertireoidismo (quando a tireoide produz hormônios em excesso). Ele também pode ser utilizado para monitorar o tratamento de condições relacionadas à tireoide, uma vez que os níveis de T3 podem variar em determinadas condições clínicas.
Como é feito o exame de T3?
O exame de T3 é realizado por meio de uma coleta de sangue, geralmente retirada de uma veia no braço e posteriormente enviada ao laboratório para análise. O exame é rápido e não costuma exigir preparação especial.
Quais são os sintomas ou condições que indicam a necessidade de um exame de T3?
O exame pode ser solicitado em casos de:
- sintomas de hipotireoidismo (como cansaço excessivo, ganho de peso, sensibilidade ao frio, depressão, entre outros);
- sintomas de hipertireoidismo (como perda de peso inexplicável, ritmo cardíaco acelerado, tremores, insônia, etc.);
- avaliação de nódulos na tireoide ou bócio;
- monitoramento de pacientes em tratamento para distúrbios tireoidianos.
Quais são os valores de referência do exame de T3?
Os valores de referência podem variar dependendo do laboratório. De forma geral, os níveis de T3 devem estar entre 80 e 200 ng/dL (nanogramas por decilitro) para adultos.
Qual especialista pode solicitar o exame de T3?
O endocrinologista é o especialista que costuma solicitar este exame, pois é o médico que trata de condições relacionadas à tireoide. Contudo, clínicos gerais, cardiologistas, ginecologistas e outros profissionais da saúde também podem requisitar o exame quando houver suspeita de distúrbios na tireoide.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Paraná, Paraíba, Alagoas, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, um processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados, conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, oferecido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Preparativos para o exame
Se indicado pelo médico, o paciente deverá realizar jejum alimentar por 4 horas antecedentes à coleta. Caso esteja utilizando hormônio tiroidiano (Euthyrox®, Puran T4® ou Synthroid®), é necessário fazer a coleta antes da próxima dose ou, no mínimo, quatro horas após a ingestão do medicamento. Anotar medicamentos em uso nos últimos 30 dias.
Prazo de entrega
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone (11) 4344-8000 para confirmar o prazo.
Cobertura
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Preços e pagamento
Pagamento particular
Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone (11) 4344-8000.
Horários e locais
Laboratório – Hospital Assunção
Segunda a sexta – 06h30 às 16h / Sábados e feriados – 06h30 às 12h / Domingos sem funcionamento.
Rua Alvaro Guimarães, 2900. Assunção – Sâo Bernando do Campo – SP. CEP 09810-010
Centro Médico – DOMO
Segunda a sexta – 07h às 15h / Sábado – 07h às 12h / Domingos e feriados sem funcionamento.
Rua José Versolato, 101 – Torre A Conj 271. Centro – São Bernardo do Campo – SP. CEP 09750-730