Creatinina
A creatinina é medida pelos médicos no exame de creatinina com o objetivo de avaliar a função e performance dos rins, permitindo que sejam detectadas uma série de condições médicas, como insuficiência renal e infecção nos rins ainda nos estágios iniciais de desenvolvimento dessas condições.
O que é Creatinina?
A creatinina é uma substância produzida como um resíduo do trabalho dos rins e resulta do metabolismo de outra substância: a creatina fosfato. Ela é produzida em diversos órgãos e composta por alguns aminoácidos, que fornecem energia para o músculo trabalhar. É ativada durante o esforço muscular. Após o uso, é eliminada pelo organismo.
A principal função dos rins é filtrar o sangue, eliminando impurezas do nosso organismo. No entanto, se a função renal estiver prejudicada, os níveis de creatinina elevam-se no sangue.
Quando há algum problema nos indicadores de creatinina encontrados no corpo do paciente, verificados por meio de exame de sangue, é possível encaminhá-lo para a realização de procedimentos complementares ou mesmo para tratamento.
Para que serve o exame de Creatinina?
A creatinina é mensurada pelos médicos com o objetivo de avaliar a função e a performance dos rins, permitindo que seja detectada uma série de condições médicas, como insuficiência renal e infecção nos rins, ainda nos seus estágios iniciais de desenvolvimento, bem como alterações no funcionamento do organismo.
Geralmente, o exame de creatinina é indicado para pacientes com histórico familiar de problemas nos rins, além de outras condições que podem sobrecarregar esses órgãos, como a diabetes, a hipertensão e a obesidade.
Pessoas que fazem uso de medicamentos que comprometem os rins ou que possuem problemas frequentes nesses órgãos, como pedras e infecções de repetição, também recebem a recomendação para realizar o exame de creatinina com constância.
O procedimento não só avalia a creatinina, mas outros compostos, como ureia e ácido úrico, para verificação da saúde renal.
Quando é indicado o exame de Creatinina?
Como a creatinina é um composto que tem suas origens na creatina, que é filtrada e eliminada na urina, seu exame é solicitado quando se pretende avaliar os rins do paciente, porém existem algumas causas que podem indicar se a creatinina está alta; entre elas:
- Insuficiência renal.
- Infecção nos rins.
- Problemas no fluxo sanguíneo que alimenta os rins.
- Lesão renal.
- Doença renal crônica.
- Hipertensão renal.
- Hipertireoidismo.
- Desidratação.
- Diabetes (especialmente quando estiver descompensada).
- Pré-eclâmpsia.
- Excesso de atividade física.
- Uso excessivo de creatina como suplemento.
Também podem aparecer outros sintomas, tais como:
- Inchaço nas pernas, nos pés e nos braços.
- Cansaço excessivo.
- Náuseas e vômitos.
- Confusão mental.
- Falta de ar.
- Fraqueza.
- Retenção de líquido.
- Pele seca.
É importante ressaltar que exames também poderão ser indicados no caso de creatinina baixa. Apesar de essa condição ser comum em períodos de gravidez e em pacientes com doenças hepáticas, em algumas pessoas isso pode significar doenças nos músculos, como distrofia muscular, que provoca sintomas como fraqueza, dor muscular ou dificuldade para movimentar os braços ou as pernas.
Como é feito o exame Creatinina?
O exame de creatinina é um exame de sangue convencional, em que o técnico responsável irá coletar uma amostra de sangue venoso, geralmente do braço. A coleta é feita em segundos. Em seguida, o paciente será liberado. Em determinados casos, pode ser solicitada uma amostra de urina para análise laboratorial.
Em geral, para o exame de creatinina, pedem-se algumas horas de jejum. Também deve-se evitar o consumo de carne vermelha e a prática de exercícios físicos algumas horas antes do exame, pois esses fatores podem influenciar o resultado do procedimento. Essas e demais informações deverão ser confirmadas juntamente com o local onde será realizado.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, banco de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados. Essa avaliação é conduzida por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas.
Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission Internacional (JCI), Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Orientações
Preparo
Não há preparos para este exame.
Preparativos para o exame
Este exame não necessita de preparo.
Prazo de entrega
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone (11) 4344-8000 para confirmar o prazo.
Cobertura
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Preços e pagamento
Pagamento particular
Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone (11) 4344-8000.
Horários e locais
Laboratório
Segunda a sexta, 06:30 às 16h. Sábado 06:30 às 12h. Domingos e feriados sem funcionamento.
Rua Alvaro Guimarães, 2900. Assunção – Sâo Bernando do Campo – SP. Cep 09810-010