Ortopedia Pediátrica
É a subespecialidade da Ortopedia e da Pediatria que trabalha na prevenção, no diagnóstico e no tratamento de condições que possam afetar o sistema locomotor, inclusive ossos, articulações, tendões e músculos de bebês, crianças e adolescentes.
O que é ortopedia pediátrica?
É a subespecialidade da Ortopedia e da Pediatria que trabalha na prevenção, no diagnóstico e no tratamento de condições que possam afetar o sistema locomotor, inclusive ossos, articulações, tendões e músculos de bebês, crianças e adolescentes.
Essa é a principal fase de desenvolvimento do corpo humano. É na infância que sofremos os estirões de crescimento que vão nos permitir possuir uma certa altura e realizar diversos movimentos e atividades físicas. É nessa fase também que, por sermos mais ativos nas brincadeiras e recreações, acontecem acidentes como quedas e tombos, que podem ocasionar fraturas, luxações e contusões. Estes são tratados, geralmente, na emergência de ortopedia pediátrica, que atende até os 18 anos de vida do paciente.
Para fazer o acompanhamento médico e tratar de qualquer anormalidade, existe a ortopedia pediátrica.
Quando se deve procurar um ortopedista pediátrico?
Quando houver certas alterações físicas que podem atrasar o desenvolvimento do sistema locomotor, impedindo, por exemplo, que a criança aprenda a andar e a correr, também são tratadas pela pediatria ortopédica. É o caso dos problemas nos pés, como o pé chato, pé torto, andar na ponta dos pés, ter os pés virados para dentro ou fora, supinação ou pronação da pisada, deformidades angulares nos joelhos, displasia dos quadris, além de condições na coluna vertebral, como a escoliose e a cifose, que causam problemas de postura.
É comum sentir dor nas articulações e juntas durante a adolescência, por conta do período de crescimento. Se as dores forem excessivas e impedirem o indivíduo de realizar suas atividades cotidianas, como ir à escola e praticar esportes, o ideal é visitar um médico da ortopedia pediátrica para saber se está tudo dentro da normalidade.
Condições de maior gravidade, como a paralisia infantil e as malformações congênitas, devem obrigatoriamente realizar acompanhamento médico com os especialistas em ortopedia pediátrica.
Programas de reabilitação infantil, que englobam os conhecimentos também da fisioterapia, estão presentes para auxiliar no desenvolvimento de crianças e adolescentes que possuam qualquer tipo de anormalidade física detectada pela ortopedia pediátrica.
O que é recomendado para evitar problemas?
- Evitar acidentes em casa, já que as crianças são bastante curiosas, querendo pegar qualquer coisa que esteja ao seu alcance. Evitar descuidos como deixar materiais que podem machucar e não deixar que transitem sozinhas em casa.
- Tudo que seja relacionado ao transporte da criança em veículos deve ser o mais seguro possível, com uso imprescindível de cadeirinha, cintos e boosters. O cuidado se torna ainda mais necessário quando dados mostram que 70% das lesões graves infantis acontecem no trânsito.
- Quando a criança precisar usar mochilas, prefira sempre as com tiras largas e acolchoadas. Além delas, opte pelas que tenham duas tiras para os ombros, para o peso ser distribuído uniformemente. E por último, evite sobrecarregar a mochila.
Por ano, a Rede D’Or São Luiz realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or São Luiz está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Sergipe, Maranhão e Bahia. Marque a sua consulta.