Nefrologia Pediátrica
A nefrologia pediátrica é a subespecialidade da Pediatria responsável por prevenir, diagnosticar e tratar de condições que assolam os rins de pacientes entre o 0 e os 18 anos de idade, ou seja, bebês, crianças e adolescentes.
O que é nefrologia pediátrica?
A nefrologia pediátrica é a subespecialidade da pediatria responsável por prevenir, diagnosticar e tratar de condições que assolam rins e bexiga. Nesse caso, os pacientes têm entre 0 e 18 anos de idade, ou seja, bebês, crianças e adolescentes.
Nessa fase da vida, é comum que aconteçam condições como as infecções urinárias. Os rins ainda estão em desenvolvimento e o corpo ainda não possui um sistema imunológico completamente estabelecido. Por isso, esses problemas são tratados especialmente pela nefrologia pediátrica.
Qual a formação do nefrologista pediatra?
Após cursar os seis anos de medicina, o profissional deve cursar a residência médica em pediatria. Essa tem duração de cerca de três anos e, dessa forma, torna-se pediatra. Para se especializar em nefrologia pediátrica, é preciso estudar mais três anos sobre esse tema, especificamente.
Quais problemas o nefrologista pediatra pode tratar?
A nefrologia pediátrica pode tratar doenças como: infecção urinária, enurese noturna (xixi na cama), litíase (pedra nos rins), hipercalciúria e síndrome nefrótica. Injúria renal aguda, refluxo vesicoureteral, doença renal policística, displasia renal, acidose tubular renal e síndrome de Fanconi também podem ser tratadas por esse especialista.
Se há alguma doença renal hereditária ou algum problema congênito de má-formação nos rins, é a nefrologia pediátrica que orienta quais caminhos e tratamento seguir. A nefrologia pediátrica também auxilia no controle de doenças relacionadas aos fluidos corporais, como a diabetes e a hipertensão arterial infantil.
Pais de pacientes bebês também podem receber auxílio direto dos conhecimentos da nefrologia pediátrica. Nessa época da vida, acontece o abandono das fraldas, quando é comum que as crianças sofram pequenos acidentes. Elas podem urinar em si mesmas, ter problemas na hora de controlar o xixi e sofrer com as infecções urinárias.
Os médicos especializados em nefrologia pediátrica possuem conhecimentos que são sempre aprofundados por meio de seminários e congressos da Sociedade Brasileira de Nefrologia.
Quando procurar o nefrologista pediatra?
A criança ou adolescente pode ser encaminhado para o especialista quando seu pediatra encontra algum sinal de anormalidade no trato urinário. Além disso, sintomas e alterações como dor e ardência ao urinar, urina com sangue ou espuma e matérias sólidas visíveis (tipo areia) podem ser sinais importantes para procurar um nefrologista pediatra.
Quais exames o nefrologista pediatra pode solicitar?
O nefrologista pediatra pode solicitar exames de imagem, como o ultrassom, por exemplo, para identificar alterações na fisiologia. Além do mais, exames de sangue (ureia e creatinina) e de urina também podem auxiliar na descoberta do diagnóstico.
Quais tratamentos o nefrologista pediatra pode recomendar?
Entre os tratamentos mais comuns, o nefrologista pediatra pode recomendar o uso de medicamentos e suplementos alimentares. Em casos mais graves, pode haver indicação de cirurgia ou hemodiálise.
Onde encontrar o nefrologista pediatra?
Na Rede D’Or você pode contar com o nefrologista pediátrico em diversos estados brasileiros. Entre em contato com a nossa Central de Agendamento para saber as unidades que oferecem atendimento.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Paraná, Paraíba, Alagoas, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, banco de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA) e internacionais, como a Joint Commission Internacional (JCI), Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, oferecido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!