Publicado em:
A prematuridade é o tema central da campanha Novembro Roxo e foi o motivo que reuniu dezenas de famílias de prematuros nascidos no Hospital Memorial Arthur Ramos (HMAR), em um evento realizado na praia de Ponta Verde, em Maceió, no dia 19 de novembro de 2023.
Profissionais das UTIs Neonatal e Pediátrica do HMAR preparam um espaço com exposição de fotografias dos prematuros, pintura facial, desenhos para colorir, lanche saudável, criando um ambiente de acolhimento para receber mães, pais, bebês e famílias que enfrentaram a prematuridade com a ajuda das equipes do hospital.
Francinny, uma das mães que participou da ação destacou a importância de difundir o Novembro Roxo. “Até conhecermos de perto o dia a dia da prematuridade, não sabemos das dificuldades e da importância de ter direcionamento para um momento como esse. Não se fala muito em prematuridade e tudo acaba ficando na invisibilidade. São eventos como este que, pouco a pouco, vão espalhando o tema para a sociedade e de certa forma, aproveitamos para agradecer a todos os profissionais de saúde envolvidos no cuidar não só dos pequenos prematuros, mas de todas as famílias. Temos profunda gratidão a estes profissionais e sempre falo que essa vida é curta para gente agradecer pela imensa empatia, cuidado e zelo conosco”, contou.
A ação foi marcada pela alegria de rever os prematuros em seus primeiros anos de vida e também pela emoção dos pais e mães que relataram suas experiências com a prematuridade, destacando a importância de cada profissional de saúde que encontraram ao longo das internações.