Ressonância Magnética do Crânio com Volumetria do Hipocampo
Este exame capta imagens do cérebro e crânio, além de medir e analisar de forma detalhada as estruturas do cérebro, como o hipocampo.
Sinônimos
- Ressonancia Magnetica Cranio Com Volumetria Do Hipocampo
- Ressonancia Cranio Com Volumetria Do Hipocampo
- Rm Cranio Com Volumetria Do Hipocampo
- Mri Cranio Com Volumetria Do Hipocampo
O que é Ressonância Magnética do Crânio com Volumetria do Hipocampo?
A ressonância magnética, também conhecida pela sigla RM, ou ressonância nuclear magnética, é um exame que permite visualizar estruturas anatômicas, como ossos e músculos, sem a necessidade de procedimentos cirúrgicos, portanto, menos invasiva.
No caso da ressonância magnética do crânio com volumetria do hipocampo, o exame capta imagens do cérebro e do crânio, além de medir e analisar de forma detalhada as estruturas do cérebro, como o hipocampo, responsável por tarefas como memória e navegação espacial.
Como é feito o exame de Ressonância Magnética do Crânio com Volumetria do Hipocampo?
O exame de ressonância magnética do crânio com volumetria do hipocampo é feito na máquina de ressonância magnética. O paciente deita-se na maca, que desliza para dentro de um aparelho circular. É necessário permanecer imóvel por alguns minutos. O equipamento é extremamente seguro, com iluminação e ventilação adequadas.
Na RM do crânio e do hipocampo, são obtidas imagens de alta resolução, submilimétricas, que podem ser reconstruídas em diferentes planos ortogonais a fim de obter o máximo de informações possíveis. As principais indicações são para a avaliação de doenças neurodegenerativas.
Para que serve o exame de Ressonância Magnética do Crânio com Volumetria do Hipocampo?
Com a ressonância magnética do crânio com volumetria do hipocampo, é possível estudar certas estruturas do cérebro em detalhes, permitindo analisar condições diversas, como tumores, acidentes vasculares cerebrais, doenças degenerativas e inflamações.
Quais são as contraindicações do exame de Ressonância Magnética do Crânio com Volumetria do Hipocampo?
Gestantes com período anterior a três meses de gravidez. Alguns materiais também contraindicam a realização do exame, como:
- Marca-passo cardíaco.
- Clipes de aneurisma.
- Implantes e aparelhos oculares (exceto lentes intraoculares para catarata).
- Implantes otológicos cocleares.
- Fixadores ortopédicos externos.
- Sensor de glicemia subcutânea.
Quais soluções a Rede D’Or oferece?
Na Rede D’Or, você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar com precisão doenças, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Paraná, Paraíba, Alagoas, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, banco de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA) e internacionais, como a Joint Commission Internacional (JCI), Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, oferecido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Preparativos para o exame
Como é o preparo para o exame de Ressonância Magnética do Crânio com Volumetria do Hipocampo?
CHEGADA: 1 hora antes do exame.
DURAÇÃO: O exame tem duração média prevista de 1 hora por segmento.
JEJUM: para exames com anestesia em adultos, é necessário jejum absoluto de 8 horas e a suspensão de certos medicamentos. Já no caso de crianças, o jejum varia conforme a idade.
CONTRAINDICAÇÕES: avise ao técnico responsável pelo exame caso você tenha tatuagens ou seja portador dos seguintes dispositivos: marcapasso cardíaco; desfibrilador cardíaco implantável; implante coclear; clipes vasculares metálicos; prótese vascular; stent vascular; DIU; próteses ortopédicas. Em caso de atraso menstrual ou incerteza em relação a gravidez, informar à equipe no local.
EXAMES ANTERIORES: se possuir exames de imagem relacionados ao problema atual, leve-os para comparação. Para pessoas com problemas renais, é necessário levar um exame de creatinina recente, feito até 90 dias antes do exame.
OUTRAS INFORMAÇÕES: leve os documentos necessários (pedido médico, carteira do convênio, CPF e documento com foto). É necessário não comparecer com o cabelo molhado ou com produtos cosméticos, também na região que será analisada. É proibido utilizar acessórios metálicos, maquiagens e esmaltes, pois eles podem alterar a imagem.
Clique no link abaixo e acesse o preparo completo para o exame de Ressonância Magnética do Crânio com Volumetria do Hipocampo.
Prazo de entrega
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone (82) 2123-7000 para confirmar o prazo.
Cobertura
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Preços e pagamento
Pagamento particular
Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone (82) 2123-7000.