Infectologista do Hospital Aliança alerta sobre indicação da cloroquina
Publicado em:
Considerado, através de estudos científicos promissores, uma das medicações para uso em pacientes com a COVID-19, a cloroquina e a hidroxicloroquina começarão a ser utilizadas para tratamento a curto prazo de pacientes graves do novo Coronavírus. Porém, segundo alerta a infectologista do Hospital Aliança, Dra. Nanci Silva, esta medicação não é recomendada para utilização em pacientes leves ou moderados.
“É extremamente importante que esta medicação ou qualquer outra só seja utilizada sob orientação e prescrição médica. Não existem trabalhos robustos sobre este uso em pacientes leves e moderados e vale alertar que a cloroquina tem efeitos adversos potencialmente graves e só deverá ser usada sob orientação médica”, orienta a médica.
Desta forma, o uso não é recomendado e deve ser sempre reforçada a importância da avaliação médica para utilização de qualquer medicamento. A cloroquina, por exemplo, só tem aprovação do Ministério da Saúde e respaldo do Conselho Federal de Medicina, neste momento, para administração em pacientes graves da COVID-19.