Febre amarela: sinais e sintomas
Publicado em:
O que é?
Doença infecciosa febril aguda transmitida por vetores artrópodes e causada por um vírus do gênero Flavivirus. Uma pessoa com febre amarela silvestre pode ser fonte para um surto da febre amarela urbana, transmitida principalmente pelo Aedes Aegypti.
Sinais e sintomas:
- Leve/Moderada: Febre, cefaleia, mialgia, náuseas, icterícia ausente ou leve;
- Grave: Todos os anteriores. Icterícia intensa, manifestações hemorrágicas, oligúria e diminuição de consciência;
- Maligna: Todos os sintomas clássicos da forma grave intensificados.
Qual o período de incubação e de transmissibilidade?
- O tempo médio entre a infecção pela picada do mosquito e o aparecimento de quadro clínico varia entre 3 e 6 dias, podendo ser de 10 a 15 dias;
- O tempo em que um indivíduo com febre amarela possui vírus no sangue e pode infectar um mosquito vetor se for picado vai de 24 a 48h antes e até 3 a 5 dias após o início dos sintomas. O mosquito infectado transmite o vírus entre 6 e 8 semanas.
Quem são os casos suspeitos?
Indivíduo com exposição em área afetada recentemente (em surto) ou em ambientes rurais e/ou silvestres, com até 7 dias de quadro febril agudo (febre aferida ou relatada) acompanhado de 2 ou mais dos seguintes sinais e sintomas:
- Dor de cabeça;
- Dor no corpo (muscular e lombar);
- Mal-estar;
- Calafrios;
- Náuseas;
- Icterícia e/ ou manifestações hemorrágicas;
- Residente ou procedente de área de risco para febre amarela, nos 15 dias anteriores, que não tenha comprovante de vacinação de febre amarela ou que tenha recebido a primeira dose há menos de 30 dias.