Este exame é recomendado para casos em que a paciente está realizando um tratamento de fertilidade, por exemplo, uma vez que pode servir como um guia em relação ao funcionamento e a atividade de seus ovários.
O ultrassom é um exame de imagem que avalia os órgãos e as estruturas do corpo por meio de ondas ultrassônicas de alta frequência que ecoam e, como resposta, formam imagens em tons de cinza, que podem ser visualizadas em tempo real pelo médico examinador.
No caso da ultrassonografia transvaginal para controle de ovulação (3 ou mais exames), trata-se de exames de ultrassom transvaginal realizados durante um mesmo ciclo menstrual para permitir que o médico descubra o dia exato de ovulação da paciente.
Durante o procedimento, a paciente irá se deitar em uma maca, em posição ginecológica, e será introduzido o aparelho de ultrassom pela vagina – com transdutor próprio para a realização do exame transvaginal. Será usado lubrificante para minimizar o desconforto.
Assim, o médico será capaz de captar imagens de seus ovários, avaliando tanto o volume dos ovários como a presença ou a ausência de cistos, a localização dos ovários e os sinais de ovulação.
Geralmente, o primeiro exame de ultrassonografia transvaginal para controle de ovulação (3 ou mais exames) é feito ainda com a paciente menstruada, no terceiro ou no quarto dia de menstruação, a depender da duração do ciclo de cada uma delas.
Esse procedimento servirá como uma base para o melhor entendimento sobre o ciclo menstrual e o período em que ocorre cada alteração de cada etapa do ciclo.
Cerca de dez a onze dias depois, a paciente deverá retornar para fazer um novo exame, em uma janela de tempo a ser indicada pelo médico, para que sua data de ovulação possa ser descoberta com precisão.
Caso seja necessário, a paciente poderá ter que voltar à clínica para a realização da ultrassonografia transvaginal para controle de ovulação (3 ou mais exames) em outras ocasiões, antes do início de seu novo ciclo menstrual.
O exame é indolor, podendo ter apenas um incômodo momentâneo, e não utiliza radiação para a sua realização.
Com a ultrassonografia transvaginal para controle de ovulação (3 ou mais exames) é realizado um estudo do desenvolvimento folicular dos ovários da paciente, que vai resultar na ovulação, dentro de cada ciclo menstrual.
O exame também observa o desenvolvimento do endométrio, no útero, e outros sinais de ovulação para que seu dia exato seja detectado, facilitando o reconhecimento do melhor período para manter relações sexuais. Isso possibilita a ocorrência da fecundação (encontro do óvulo com o espermatozoide, resultando em gravidez).
Além disso, o exame é muito recomendado para casos em que a paciente esteja realizando um tratamento de fertilidade, uma vez que pode servir como um guia em relação ao funcionamento e a atividade de seus ovários.
Não existe nenhum método específico para o exame ultrassonografia transvaginal para controle de ovulação (3 ou mais exames).
Na Rede D’Or, você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar com precisão doenças, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, banco de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission Internacional (JCI), Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG), e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.