Ultrassonografia
A Ultrassonografia utiliza permite visualizar, em tempo real, as estruturas internas do organismo, através de ondas ultrassônicas de alta frequência.
O que é Ultrassonografia?
Também conhecida como ultrassom, a ultrassonografia é um exame de imagem que permite ao médico observar determinadas estruturas internas do corpo humano. Ela funciona por meio do uso de ondas ultrassônicas de alta frequência, que ecoam dentro do corpo do paciente. A resposta desse eco é capaz de formar imagens, que são visualizadas pelos médicos.
Como é feita a Ultrassonografia?
Na ultrassonografia, o paciente deita em uma maca e, logo após, recebe a avaliação do médico, que desliza um pequeno aparelho pelo corpo daquele enquanto analisa os resultados em uma tela e identifica as estruturas anatômicas. Para facilitar a movimentação do aparelho, é utilizado um gel na pele da região.
Quais são os tipos de Ultrassonografia?
Existem diferentes tipos de ultrassonografia. Entre eles está o ultrassom morfológico, feito em mulheres grávidas para observar detalhadamente o desenvolvimento do bebê. Ele é fundamental para diagnosticar condições médicas como a Síndrome de Down antes mesmo do nascimento da criança.
A tecnologia ainda potencializa esse exame com o serviço de Ultrassom 4D, entregando à ultrassonografia obstétrica uma alta definição. O método compreende o mesmo recurso da ultrassonografia 3D, mas em movimento. É capaz de mostrar imagens precisas do rosto e do corpo do bebê de forma bem definida. Assim, a família consegue assistir aos movimentos que a criança realiza no momento em que o exame ocorre.
Já o ultrassom com doppler permite que, além das estruturas anatômicas, o médico consiga visualizar o fluxo sanguíneo de determinada área do corpo humano. Esse é um exame essencial para diagnosticar condições como varizes ou obstruções em veias.
Por fim, os tipos de ultrassonografia se classificam de acordo com a região em que o exame está sendo realizado. Entre eles estão a ultrassonografia da mama, a transvaginal, pélvica, obstétrica e a ultrassonografia abdominal total.
Para que serve a Ultrassonografia?
Por ser um exame não invasivo, indolor e seguro, o ultrassom é indicado principalmente para crianças e gestantes, buscando avaliar o estado dos órgãos dos pacientes. Também serve para identificar problemas em vasos sanguíneos, ligamentos, cartilagens, entre outras regiões internas do corpo humano.
Cada tipo de ultrassonografia possui uma indicação específica. Confira algumas delas:
- Vias Urinárias – rins e bexiga;
- Abdome Total – fígado, pâncreas, vesícula biliar, vias biliares, baço, rins, retroperitônio e bexiga;
- Abdome Superior – fígado, pâncreas, vesícula biliar, vias biliares e baço;
- Articulações – articulações e musculatura associada;
- Partes Moles – hérnias, tumorações subcutâneas, parede abdominal;
- Cervical – glândulas parótidas, submandibulares, sublinguais e nódulos cervicais;
- Pélvica – bexiga, útero e anexos;
- Próstata Suprapúbica – próstata, vesículas seminais e bexiga.
Qual é o preparo necessário para a Ultrassonografia?
A preparação para realizar a ultrassonografia varia de acordo com cada tipo de exame. No caso do ultrassom de abdome total, por exemplo, podem ser necessários jejum e consumo de água 2 horas antes do procedimento. Já quando o exame é feito para avaliar as articulações, é provável que o preparo não seja necessário.
O médico também pode solicitar que o paciente leve, no dia do procedimento, exames realizados anteriormente. Na dúvida, consulte o seu médico ou o centro de diagnóstico para esclarecer se é necessária a preparação.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, banco de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission Internacional (JCI), Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG), e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Prazo de entrega
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Cobertura
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Preços e pagamento
Pagamento particular
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.