A ultrassonografia perianal é um exame de imagem da região do ânus e reto. O método usa ondas sonoras de alta frequência e obtém imagens em tempo real de órgãos e tecidos. O procedimento não é invasivo, além de ser rápido e indolor, embora possa causar leve incômodo para alguns.
O objetivo do exame é investigar os corpos cavernosos, além de avaliar a presença de fibroses e calcificações que, de alguma forma, ajudam a contribuir para o surgimento de determinadas patologias.
Todas as orientações para a realização da ultrassonografia perianal são passadas pelo seu médico assistente e confirmadas no local do procedimento. O preparo é simples e inclui jejum de poucas horas.
No dia do procedimento, as informações são transmitidas, e o paciente deita-se em uma maca ao lado do ultrassom. O médico, então, irá aplicar um gel no transdutor para inserção via anal, que produzirá imagens circunferenciais de toda área a ser analisada e estudada. Alguns movimentos podem ser necessários para análise.
Em alguns casos, utiliza-se anestésico, conforme história clínica do paciente, embora seja um exame indolor e com um incômodo mínimo na região.
Se o médico ficar satisfeito com as imagens, o paciente é liberado. O exame é indolor, mas a inserção do transdutor pode gerar certo desconforto por alguns minutos.
A ultrassonografia perianal é solicitada pelo médico de confiança quando existe suspeita de anormalidades no canal anal ou reto. Entre as patologias mais comuns para o exame estão:
Não é necessário qualquer tipo de preparação para a ultrassonografia perianal.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Paraná, Paraíba, Alagoas, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, banco de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados. Essa avaliação é conduzida por organizações independentes como uma de suas principais ferramentas.
Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission Internacional (JCI), Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG),e American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.