O objetivo do exame é estudar a porção proximal da veia cava inferior do paciente.
Trata-se de um exame de imagem que permite estudar a porção proximal da veia cava inferior, responsável por transportar o sangue desoxigenado das partes inferiores do corpo até o átrio direito do coração. Graças ao doppler, é possível observar o fluxo sanguíneo da região examinada.
Esse tipo de ultrassom é particularmente útil para detectar anormalidades relacionadas ao fluxo sanguíneo, como obstruções e coágulos. Também pode ser indicado para avaliar casos de hipertensão portal e varizes no baço. Para pacientes em unidades de terapia intensiva (UTI), esse procedimento tende a auxiliar na reposição de líquidos.
O paciente é posicionado de maneira confortável em uma maca. Depois, um gel é aplicado sobre a pele para ajudar a deslizar o transdutor, o principal equipamento do ultrassom, na região superior do abdome. As imagens são geradas em tempo real.
Durante o exame, o radiologista observa os registros e capta as imagens consideradas essenciais. Por fim, produz o laudo ou relatório. O procedimento é rápido, indolor, não invasivo e sem radiação.
Geralmente, é necessário realizar um jejum de 6 a 12 horas. O médico também pode recomendar a restrição de alguns alimentos na véspera do exame, como carnes vermelhas, frituras e bagaços de frutas. No dia do procedimento, o paciente deve levar resultados de ultrassonografias anteriores da região, se houver.
A ultrassonografia com doppler colorido de veia cava pode ser solicitada por diversos especialistas, como angiologistas, cardiologistas e cirurgiões vasculares.
Na Rede D’Or, você pode contar com diversos exames de imagem, inclusive a ultrassonografia com doppler colorido de veia cava, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG), e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Agendamento de consultas, exames e demais procedimentos:
Saiba como se preparar para o exame de Ultrassonografia Com Doppler Colorido de Veia Cava (Abdome Superior).
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.