Xantoma
Xantoma é uma lesão da pele caracterizada por um depósito de gordura que pode surgir em determinados pontos, tendo, de modo geral, um tom mais amarelado do que o restante da pele do paciente.
O que é xantoma?
Xantoma é uma lesão da pele caracterizada por um depósito de gordura que pode surgir em determinados pontos, tendo, de modo geral, um tom mais amarelado do que o restante da pele do paciente. Dependendo de onde o xantoma surge, ele pode ganhar diferentes nomes.
É o caso, por exemplo, do xantelasma, que afeta as pálpebras do paciente, e do xantoma tuberoso, que surge mais comumente nos calcanhares e cotovelos dos pacientes. O xantoma tendinoso, por sua vez, afeta os tendões do paciente e pode surgir em locais como o calcanhar de aquiles, enquanto os xantomas eruptivos se apresentam como caroços amarelados que podem surgir nas coxas e nos braços do paciente.
Quais as causas do xantoma?
Acredita-se que o surgimento de xantomas possa estar relacionado com os níveis de gordura e de colesterol circulando na corrente sanguínea do paciente.
Quais os sintomas do xantoma?
A principal característica do xantoma é o surgimento de pápulas em alto relevo, ou seja, de lesões na pele que são formadas por placas de gordura. Geralmente, elas possuem um tom mais amarelado do que o restante da pele do paciente e são macios. O paciente pode apresentar uma ou mais lesões em um lugar só.
Como é o tratamento de xantoma?
Em alguns casos, controlar os níveis de gordura na circulação sanguínea pode ajudar a controlar o xantoma, fazendo com que as lesões diminuam ou desapareçam por completo.
Em alguns pacientes, isso não é suficiente e pode ser preciso realizar mais tratamentos dermatológicos, como a crioterapia, onde as lesões são congeladas em consultório médico ou são realizados pequenos procedimentos cirúrgicos para a remoção dos nódulos.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.