Verruga Genital
As verrugas são lesões em alto relevo que podem surgir em diferentes pontos da pele do paciente. Geralmente apresentam bordas bem delimitadas e se elevam consideravelmente em relação ao restante da pele do paciente.
O que é verruga genital?
As verrugas são lesões em alto relevo que podem surgir em diferentes pontos da pele do paciente. Geralmente apresentam bordas bem delimitadas e se elevam consideravelmente em relação ao restante da pele do paciente.
Quando presentes na região genital de pacientes de ambos os sexos, elas são chamadas de verrugas genitais ou de verruga genital, uma vez que o paciente pode apresentar apenas uma ou várias dessas verrugas em sua área genital. As verrugas genitais também podem ser chamadas de condiloma acuminado
Quais as causas de verruga genital?
Assim como as verrugas que surgem em outros pontos da pele, a verruga genital surge em decorrência do vírus HPV, o papilomavírus humano. O principal meio de transmissão do vírus é através do contato sexual sem a devida proteção. Caso o paciente possua alguma ferida na pele, ainda que pequena e invisível aos olhos, e seu parceiro possua o vírus em seu organismo, sem que ele apresente sintomas claros, ele poderá ser infectado com o HPV e apresentar o surgimento de verrugas genitais. É importante ressaltar que, nem sempre, o paciente que foi infectado com o HPV poderá apresentar sintomas claros dessa condição.
Quais os sintomas de verruga genital?
Na verruga genital, o paciente apresenta lesões em alto relevo em sua pele, com bordas bem delimitadas e que podem sangrar se forem cutucadas, podendo surgir no ânus, no períneo, no pênis, na vulva e na vagina. Essas lesões não doem, mas podem arder e coçar.
Alguns pacientes podem desenvolver verrugas genitais na parte interna do canal urinário, sendo que elas podem causar dificuldades na hora de urinar e pode ser necessário buscar um médico para auxiliar na remoção.
Como é o tratamento da verruga genital?
Em alguns casos, depois de uma determinada janela de tempo, a verruga genital regride naturalmente, sem que haja a necessidade de se realizar tratamentos. Pode ser recomendado o uso de medicamentos e cremes tópicos para acelerar o processo, além de outros procedimentos para a remoção total das verrugas, como a crioterapia ou cirurgias para remoção da verruga genital.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.