Chamada também de úlcera péptica, a úlcera gastrojejunal ocorre quando os ácidos estomacais atacam o revestimento do trato digestivo, provocando o aparecimento de uma lesão que destrói a parede estomacal e do duodeno (junção do estômago com o intestino delgado).
Os sintomas de úlcera gastrojejunal incluem:
O diagnóstico se dá por meio do exame de endoscopia, realizado sob sedação e que permite visualizar diretamente o esôfago, o estômago e o duodeno.
Fatores genéticos podem ser uma das principais causas da úlcera gastrojejunal. Além disso, a bactéria Helicobacter pylori pode atacar a parede estomacal de pessoas com predisposição para a doença.
O uso regular de alguns medicamentos, como ácido acetilsalicílico e anti-inflamatórios, também podem provocar o aparecimento de úlceras.
Por último, o estresse constante pode estimular a secreção de ácidos que atacam o revestimento do estômago e do duodeno.
A melhor maneira de tratar a úlcera gastrojejunal é por meio do uso de medicamentos que diminuem a acidez do estômago, como antiácidos. No caso da úlcera gástrica causada por bactéria, o tratamento é feito com antibióticos.
Além desses fármacos, é importante que o paciente se alimente bem, comendo frutas, legumes e verduras cozidos, grãos e carnes magras. É importante evitar alimentos muito quentes, bebidas alcoólicas e ácidas, refrigerantes e alimentos picantes.
Em casos de suspeita de úlcera gastrojejunal, é aconselhável procurar um médico gastroenterologista. Esse profissional pode realizar exames clínicos, análises laboratoriais e prescrever o tratamento adequado com base na gravidade dos sintomas.
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar a úlcera gastrojejunal com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!