O tumor glômico é uma neoplasia benigna rara, originada de células glômicas do corpo, que são responsáveis pela regulação da temperatura.
O tumor glômico é uma neoplasia benigna rara, originada de células glômicas do corpo, que são responsáveis pela regulação da temperatura. Geralmente ocorre sob as unhas, na ponta dos dedos ou nos pés, embora possa se desenvolver em qualquer parte do corpo.
O tumor glômico surge por um crescimento anormal de células no glomo, estrutura responsável pela regulação da temperatura do corpo. Embora a causa exata seja desconhecida, algumas teorias sugerem fatores genéticos ou traumas repetidos na área afetada.
Os sinais e sintomas de tumor glômico podem incluir:
Caso apresente sintomas de tumor glômico, pode ser necessário procurar um médico oncologista ou um especialista em cirurgia de mãos. Em alguns casos, é preciso o acompanhamento de um dermatologista. Ambos os profissionais são capazes de diagnosticar o problema e indicar o tratamento mais adequado.
O diagnóstico de tumor glômico é feito por meio de exames físicos e de imagem, como ressonância magnética e ultrassonografia. Em alguns casos, pode ser necessária a realização de uma biópsia para confirmar o quadro.
O tratamento para o tumor glômico geralmente envolve a cirurgia para remoção do tumor. Dependendo da localização e do tamanho do tumor, podem ser necessários procedimentos adicionais para minimizar danos a estruturas próximas. Em alguns casos, pode ser aplicada a radioterapia. A escolha do tratamento deve ser individualizada, levando em consideração as circunstâncias específicas do paciente.
Em geral, as pessoas têm alta no mesmo dia da cirurgia e o tempo de recuperação do procedimento é de duas a três semanas, para que o indivíduo consiga dirigir, usar as mãos para higiene pessoal e pegar objetos leves. A recuperação completa demora em torno de um mês e meio a três meses, dependendo da necessidade do paciente de usar a mão.
O tumor glômico não é considerado um câncer, além de não ser um crescimento maligno. Ele é um tipo de crescimento benigno que se origina nas células glômicas do corpo.
Existem algumas formas de aliviar a dor do tumor glômico, que pode ser feito por meio de medicamentos prescritos pelo médico, além de medidas não medicamentosas, como meditação e ioga. Porém, a dor só pode ser erradicada completamente após a cirurgia para retirada do tumor.
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar o tumor glômico com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!