A tuberculose ganglionar resulta da infecção da bactéria Mycobacterium tuberculosis, popularmente conhecida como bacilo de Koch. A infecção acontece nos gânglios do pescoço, tórax, axilas ou virilha, e de forma menos frequente na região do abdômen.
A tuberculose ganglionar é causada pelo bacilo de Koch, que entra no organismo por meio das vias respiratórias. No entanto, ele não se aloja nos pulmões, mas em outros lugares do corpo. Na tuberculose ganglionar, o bacilo de Koch se aloja nos gânglios.
Os sintomas da tuberculose ganglionar, muitas vezes, são comuns a outras doenças, como febre baixa e emagrecimento, o que faz com que o portador não busque ajuda imediata. Entre outros sintomas comuns, incluem-se: ínguas inchadas no pescoço, nuca, axilas ou virilha, ausência de dor nas ínguas; ínguas duras e difíceis de movimentar; suor noturno exagerado; diminuição do apetite e cansaço excessivo.
Tuberculose ganglionar tem cura e o tratamento deve ser orientado por um pneumologista, um infectologista ou um clínico geral. O tratamento, normalmente, é feito com uso de antibióticos, por no mínimo seis meses, e em alguns casos, a cirurgia de remoção do gânglio infeccionado pode ser recomendada.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.