Transtorno Do Estresse Pós-Traumático
O transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) é um transtorno psicológico que provoca medo e reações disfuncionais intensas e desagradáveis que têm início após um evento extremamente traumático, como participar numa guerra, ser raptado, assaltado ou sofrer violência doméstica.,
O que é o transtorno do estresse pós-traumático (TEPT)?
O transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) ou perturbação de estresse pós-traumático (PSPT) é um distúrbio da ansiedade caracterizado por um conjunto de sinais e sintomas físicos, psíquicos e emocionais, que provoca medo e reações disfuncionais intensas e desagradáveis que têm início após um evento extremamente traumático, como participar numa guerra, ser raptado, assaltado ou sofrer violência doméstica, dentre outros.
O que causa o transtorno do estresse pós-traumático (TEPT)?
As causas do transtorno do estresse pós-traumático podem ser situações como atos violentos, situações traumáticas que representaram, em algum momento, ameaça à vida da pessoa ou à de terceiros.
A ameaça à vida pode ser na sua dimensão física, dimensão psíquica (assédio, humilhações e outras violências psíquicas, dentre outros) e dimensão social (micro e macro social). Em todas essas dimensões podem haver situações de extrema violência ou ameaça e de certa forma produzirem um quadro de estresse pós-traumático.
Quais são os sintomas do transtorno do estresse pós-traumático (TEPT)?
O transtorno do estresse pós-traumático apresenta sintomas de quatro tipos:
- sintomas de vivenciamento, que incluem lembranças intensas sobre a situação, que provocam aumento do batimento cardíaco e transpiração excessiva, pesadelos frequentes e medo constante;
- sintomas de agitação, que incluem tensão e nervosismo frequente, dificuldade para dormir, ser facilmente assustado, explosões de raiva;
- sintomas de evitamento, que incluem evitar ir a locais que lembram da situação traumática, não utilizar objetos que estão relacionados com o evento traumático e evitar pensar ou falar sobre o que aconteceu;
- sintomas de humor alterado, que incluem ter dificuldade para lembrar vários momentos da situação traumática, sentir menos interesse por atividades agradáveis, sentimentos distorcidos como o de culpa pelo que aconteceu e pensamentos negativos sobre si próprio.
É importante ressaltar que não são todos os portadores que apresentam todos os sintomas, eles variam de pessoa para pessoa, bem como se a pessoa possui gatilhos mais fortes ou não.
Como é feito o diagnóstico do transtorno do estresse pós-traumático (TEPT)?
O diagnóstico do transtorno do estresse pós-traumático pelo médico especialista são baseados em critérios sintomatológicos, ou seja, em sinais e sintomas, tais como:
- existência de um evento traumático claramente reconhecível;
- experimentação persistente do evento;
- hipervigilância.
Para ser considerado um critério diagnóstico, essa perturbação deve causar sofrimento significativo ou prejuízo no funcionamento social ou ocupacional ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo.
Quais são as formas de tratamento do transtorno do estresse pós-traumático (TEPT)?
O tratamento é feito com auxílio psicológico e/ou psicoterápico, com o objetivo de enfrentar o medo do paciente e controlar a ansiedade. Em alguns casos, pode ser recomendado o uso de medicamentos antidepressivos ou ansiolíticos.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados pelo Brasil. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento do transtorno do estresse pós-traumático e no diagnóstico de outras condições diversas.
Compartilhe este artigo
Especialistas na Rede D'Or
Encontre médicos perto de você
Ative agora a localização do seu dispositivo