A tosse seca é aquela que não tem a presença de muco, ou seja, não existe tosse seca com catarro, embora ela possa se apresentar depois de a pessoa passar por um período de tosse com secreção. A tosse seca pode ser de origem alérgica ou ser sintoma de doenças. Muitas vezes uma crise de tosse repentina pode ser apenas uma defesa do organismo para expulsar micro-organismos que atacam as vias respiratórias.
A tosse seca pode regredir espontaneamente, mas pode ser sinal de uma bronquite, rinite, laringite, faringite ou outras doenças do trato respiratório. No caso de uma tosse seca constante, que perdure por mais de três semanas, é preciso ficar atento a doenças como pneumonia e tuberculose, ou até a um problema relacionado ao esôfago, como o refluxo.
A tosse seca persistente revela que algo no organismo não vai bem, por isso um médico deve ser consultado quando ela aparecer, principalmente se estiver acompanhada de sintomas como febre, dores musculares e fraqueza.
Algumas pessoas reclamam de piora da tosse seca à noite. A tosse seca noturna acontece, principalmente, como uma forma de defesa do organismo e pode estar associada à falta de hidratação ou a algum agente alergênico no ambiente.
Caso ela seja consequência de uma doença crônica ou infecção, apenas o médico poderá receitar o medicamento e a dosagem correta para cada situação. Contudo, a sensação de irritação na garganta pode ser aliviada com algumas dicas:
Por ano, a Rede D’Or realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia.