O terçol é uma inflamação provocada por bactérias nas glândulas das pálpebras, causando sintomas como um pequeno nódulo, dor, coceira vermelhidão no local, e sensibilidade à luz. Conheça melhor o que é o terçol, os sintomas, as causas e como é feito o tratamento.
O terçol é uma inflamação provocada por bactérias nas glândulas das pálpebras inferiores ou superiores, causando sintomas como um pequeno nódulo, dor e vermelhidão no local, e fotofobia.
Cientificamente chamado de hordéolo, o terçol no olho pode ser causado por uma infecção bacteriana, que provoca o entupimento das glândulas nas pálpebras. Alguns fatores que favorecem o terçol incluem seborreia, rosácea, acne ou blefarite crônica.
O tratamento do terçol é feito pelo médico oftalmologista, podendo incluir a aplicação de compressas de água morna, massagens leves na região e o uso de medicamentos orais, pomadas e colírios antibióticos.
Os sintomas de terçol no olho incluem:
Os sintomas de terçol podem durar até 20 dias e essa condição geralmente melhora sozinha, não precisando de tratamento.
O terçol pode coçar, devido à uma reação do sistema imunológico na região para tentar combater esta inflamação.
O terçol é uma inflamação causada pelas bactérias Staphylococcus aureus ou Staphylococcus epidermidis, que provocam o entupimento da glândula de Zeis e glândula Moll.
No entanto, o terçol também pode surgir devido a condições como seborreia, rosácea, acne ou blefarite crônica, que é uma alteração caracterizada pela inflamação na borda das pálpebras, na região dos cílios.
Na presença de sintomas indicativos de terçol, é recomendado procurar o médico oftalmologista, para fazer uma avaliação dos sintomas e sinais apresentados pela pessoa.
Geralmente, o médico realiza uma avaliação da pálpebra e da aparência dos cílios, usando uma lâmpada de fenda.
O terçol interno surge na parte de dentro da pálpebra, sendo normalmente provocado por uma infecção na glândula que produz gordura na pálpebra.
O terçol externo se inicia na região da base dos cílios, sendo parecido com uma espinha e geralmente é causado por uma infecção no folículo piloso.
O terçol é não é contagioso, não sendo, por isso, transmitido de pessoa para pessoa.
O médico pode recomendar os seguintes tratamentos:
Entretanto, o terçol geralmente desaparece sozinho, não necessitando de tratamento específico.
É importante ressaltar que não se deve espremer o terçol, assim como também não é recomendado usar maquiagens e lentes de contato durante a inflamação.
A conjuntivite é uma inflamação na membrana que cobre o olho, que pode ser provocada por vírus e bactérias, sendo transmissível de pessoa para pessoa. Conheça melhor sobre a conjuntivite.
Já o terçol é uma inflamação causada por bactérias nas glândulas das pálpebras, não sendo transmitida de uma pessoa para outra.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados pelo Brasil. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento do terçol e no diagnóstico de condições diversas.
Ative agora a localização do seu dispositivo