A taquicardia é uma condição médica caracterizada por um ritmo cardíaco acelerado, geralmente acima de 100 batimentos por minuto em repouso.
A taquicardia é uma condição médica caracterizada por um ritmo cardíaco acelerado, geralmente acima de 100 batimentos por minuto em repouso. Normalmente, o coração de um ser humano adulto bate entre 60 e 100 vezes por minuto quando ele está em repouso.
É normal que o coração bata de forma mais acelerada durante um exercício físico mais intenso. Conforme a pessoa descansa e relaxa, seus batimentos cardíacos voltam progressivamente ao normal. Se isso não acontece ou se a pessoa tem a sensação de que seu coração está acelerado, mesmo em momentos de descanso, ela pode ser diagnosticada com taquicardia.
A taquicardia pode ser tanto uma condição própria quanto um sintoma de algum mal maior, como o transtorno de ansiedade. O consumo excessivo de certas substâncias, como a cafeína, também é capaz de causar taquicardia temporária, que passa uma vez que a substância começa a ser eliminada pelo organismo.
A taquicardia é causada por diversos fatores, como genética, estresse, ansiedade, ataques de pânico, privação de sono, consumo de cafeína ou álcool, uso de drogas recreativas, exercícios físicos intensos, pressão alta, hipertireoidismo, anemia e doenças cardíacas. Em alguns casos, a causa é desconhecida.
A taquicardia é considerada um tipo de arritmia, ou seja, um problema no ritmo do coração, e pode levar a sérios problemas nesse órgão essencial à vida humana. Existe um tipo grave de taquicardia que pode gerar risco de vida, denominada fibrilação.
Existem diferentes tipos de taquicardia, que estão relacionados diretamente ao local do coração onde o problema no ritmo acontece. Entre eles é possível destacar taquicardia atrial, taquicardia ventricular, taquicardia sinusal e taquicardia supraventricular.
Entre os sintomas de taquicardia podemos destacar:
Caso apresente sintomas de taquicardia, é necessário procurar um médico cardiologista, profissional capacitado para diagnosticar o problema e indicar o tratamento mais adequado. No entanto, se a taquicardia vem acompanhada de dor no peito, além de sensação de compressão e até mesmo desmaios, é preciso procurar um médico imediatamente.
O diagnóstico de taquicardia é feito por meio de um exame chamado eletrocardiograma, que registra a atividade elétrica do coração. O médico também pode solicitar exames de sangue para verificar se existem problemas na tireoide ou eletrólitos desequilibrados que possam causar a condição.
Além disso, testes de estresse, Holter 24 horas e estudo eletrofisiológico podem ser necessários para determinar a causa e o tipo de taquicardia.
O tratamento da taquicardia envolve procedimentos médicos e mudanças de estilo de vida. Medicamentos são usados para regular a frequência cardíaca ou prevenir episódios de taquicardia.
Em casos graves, pode ser necessário um procedimento cirúrgico, como ablação cardíaca. Manter um estilo de vida saudável, com uma dieta balanceada e exercícios regulares, contribui para a saúde do coração e ajuda a controlar a taquicardia.
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar a taquicardia com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Ative agora a localização do seu dispositivo