O tabagismo é o nome técnico dado ao vício em cigarro ou produtos que contenham tabaco, como cachimbos, charutos, narguilés, cigarros de palha, cigarros eletrônicos, vapes e cigarros de corda. Esses materiais possuem em sua composição uma substância química chamada nicotina, responsável por causar o vício.
O tabagismo no Brasil causa mais de 200 mil mortes por ano, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca).
O tabagismo é causado principalmente pelo consumo de produtos derivados do tabaco, como cigarros e charutos. A nicotina presente neles cria uma dependência química ao se ligar aos receptores neurais responsáveis pelo circuito de recompensa do corpo humano. Isso causa a liberação de dopamina, o hormônio da felicidade, tornando difícil para os usuários parar de fumar.
Além disso, fatores ambientais, como o tabagismo passivo e a influência social, também contribuem para o seu início. Além disso, certos fatores genéticos podem tornar algumas pessoas mais suscetíveis ao vício.
Os sintomas de tabagismo podem incluir:
Além disso, o vício em nicotina pode levar a sintomas de abstinência, como irritabilidade, ansiedade e dificuldade de concentração.
Caso apresente sintomas de tabagismo, é necessário procurar um médico pneumologista.
O diagnóstico de tabagismo é realizado por meio de uma consulta médica. O profissional de saúde questiona o paciente sobre o seu histórico, incluindo o consumo de tabaco e a presença de sintomas associados, como tosse e falta de ar. Exames físicos e complementares, como a espirometria e testes de sangue e do pulmão, podem ser solicitados para avaliar os danos pulmonares.
O tratamento do tabagismo envolve abordagens psicológicas e farmacológicas. O acompanhamento psicológico ajuda a lidar com a dependência comportamental, enquanto medicamentos reduzem os sintomas de abstinência. O uso de substitutos de nicotina, como adesivos e gomas de mascar, também é comum.
A participação em grupos de apoio pode fortalecer a determinação para parar de fumar. Cada indivíduo pode necessitar de diferentes métodos, tornando um plano de tratamento personalizado essencial.
Existem pelo menos 50 condições médicas que são diretamente causadas pelo tabagismo. Elas podem ser menos graves, como a hipertensão, que é o aumento da pressão arterial, até as mais graves, como o avc e o câncer de pulmão.
Outras doenças que podem ser causadas pelo tabagismo incluem infarto, enfisema pulmonar, bronquite crônica, câncer de boca, câncer de esôfago, câncer nos testículos, câncer no pâncreas, tuberculose, impotência sexual, infertilidade feminina, menopausa precoce, trombose, catarata e osteoporose.
O tabagismo pode causar sérias complicações na gravidez, que podem, inclusive, levar ao aborto.
A exposição ao fumo passivo pode predispor indivíduos não fumantes às mesmas condições de saúde que os fumantes. As crianças, particularmente as mais jovens, são mais vulneráveis, pois sua respiração é mais acelerada.
Entre as crianças que coabitam com fumantes observa-se um aumento na incidência de pneumonia e bronquite, exacerbando condições de asma, além de um risco aumentado de desenvolver doenças cardiovasculares na idade adulta.
Parar de fumar traz diversos benefícios imediatos à saúde, como a melhora da circulação sanguínea e a diminuição da pressão arterial. Além disso, é possível notar efeitos imediatos em questão de minutos ou horas ao largar o tabagismo, como:
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para tratar o tabagismo com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!