
Síncope
Síncope é o termo médico usado para designar aquilo que chamamos comumente de desmaio.
O que é síncope?
Síncope é o termo médico usado para designar aquilo que chamamos comumente de desmaio.
Um desmaio é caracterizado por uma perda temporária de consciência, que também está aliada a uma perda na postura. Logo, quando um paciente sofre um desmaio, ele pode acabar caindo no chão e perdendo o controle de seu corpo, o que pode incluir os reflexos. Muitas vezes, a pessoa prestes a sofrer uma síncope muitas vezes tem tempo apenas de se sentar antes que o desmaio aconteça efetivamente.
Geralmente, a síncope ocorre de forma súbita e sua recuperação costuma ser espontânea. Assim, o paciente volta ao normal depois de passar alguns segundos ou minutos desmaiado, sem precisar de auxílio adicional.
O que causa Síncope?
A principal causa da síncope é a diminuição rápida e acelerada do fluxo de sangue que sai do coração em direção ao cérebro.
A síncope costuma ser um sinal de que algo não vai bem ou um sintoma de algum quadro médico mais sério, como arritmias cardíacas ou problemas neurológicos. Ela também pode ser situacional, e apresentar-se como consequência de algum ato, como a realização de um exercício físico de alta intensidade. Além disso, outros fatores podem causar a condição, como estresse, dor intensa, desidratação, hipotensão postural ou certos medicamentos.
Se um paciente desmaia repetidas vezes, sem motivo aparente, é preciso que vá ao médico para fazer uma série de exames, com o objetivo de entender por que essas síncopes acontecem.
Quais são os tipos de Síncope?
Existem diferentes tipos de desmaios. Eles estão relacionados, por exemplo, com a situação que desencadeou a síncope, como:
- Síncope vasovagal;
- Síncope situacional;
- Síncope cardíaca.
Na síncope vasovagal, o paciente acaba desmaiando em decorrência de uma forte resposta emocional de seu organismo a sensações como medo, pânico e estresse. Até mesmo ver sangue é capaz de desencadear uma síncope. Nessas situações, a pressão sanguínea cai subitamente e o indivíduo acaba por desmaiar.
Já a síncope situacional é aquela que acontece, por exemplo, depois que a pessoa realiza um exercício físico muito intenso. Até mesmo urinar, tossir e espirrar quando se tem pressão baixa, por exemplo, é capaz de causar desmaio.
A síncope cardíaca é aquela cujas causas estão relacionadas diretamente com a saúde do coração.
Quais são os sintomas de Síncope?
Os sintomas de síncope antes e durante o episódio podem incluir:
- Tontura;
- Visão turva;
- Suor frio;
- Fraqueza;
- Náuseas;
- Palpitações;
- Palidez;
- Pulso fraco;
- Respiração superficial;
- Mal-estar.
Se tenho sintomas de Síncope, qual médico devo procurar?
Caso apresente sintomas de síncope, pode ser necessário procurar um cardiologista ou neurologista, que são os profissionais mais capacitados para diagnosticar a condição e indicar o tratamento mais adequado. No entanto, após um episódio de síncope, deve-se procurar atendimento médico com um clínico geral imediatamente.
Como é feito o diagnóstico de Síncope?
O diagnóstico de síncope é feito por meio da análise dos sintomas, do histórico médico da pessoa e de exames físicos. Após o procedimento inicial, exames poderão ser solicitados, como eletrocardiograma (ECG) e monitoramento cardíaco para identificar anormalidades cardíacas. Adicionalmente, exames de imagem, como ressonância magnética ou tomografia, também podem ser realizados.
Como é o tratamento da Síncope?
O tratamento da síncope envolve identificar e controlar a causa subjacente. Isso pode incluir ajustes em medicamentos, uso de terapias não medicamentosas, como exercícios físicos, ou até mesmo cirurgia em casos graves. Em algumas situações, o uso de marcapasso pode ser indicado. É essencial consultar um médico para obter um plano de tratamento adequado.
Quais soluções a Rede D’Or oferece?
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar a síncope com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Compartilhe este artigo
Especialistas na Rede D'Or
Localização desligada