Senilidade
O que é Senilidade?
Senilidade é um termo usado para descrever uma variedade de alterações físicas e mentais que ocorrem com o avanço da idade. Comumente associada ao envelhecimento, inclui declínio cognitivo, perda de memória e diminuição da função física.
Porém, é importante ressaltar que a senilidade não é uma consequência inevitável da idade, mas sim um estado que pode ser influenciado por fatores como estilo de vida, saúde geral e predisposições genéticas.
Qual a diferença entre Senescência e Senilidade?
Apesar de senescência e senilidade serem termos ligados ao envelhecimento, as diferenças entre ambos são diversas e trazem impactos diferentes na vida de um idoso.
A senescência abrange as alterações fisiológicas, ou seja, naturais, que ocorrem no curso do envelhecimento, tendo como exemplos cabelos grisalhos, o aparecimento de rugas, a perda da flexibilidade da pele, a redução da estatura, da proporção de água corporal e da massa muscular etc.
Já a senilidade é o processo de envelhecimento associado a diversas alterações decorrentes de doenças crônicas, como hipertensão arterial, diabetes e doenças cardíacas, pulmonares, renais e neurológicas, bem como hábitos inadequados adquiridos ao longo da vida.
O que causa Senilidade?
Existem diversas doenças que estão associadas com a senilidade, embora nem todas estejam diretamente relacionadas à idade avançada, podendo ocorrer em crianças e bebês.
A doença de Alzheimer é a forma mais comum de senilidade. No entanto, outras doenças podem se desenvolver, como: mal de Parkinson, demência vascular, coreia de Huntington, doença de Creutzfeldt-Jakob e doença do corpo de Lewy.
Outras causas de senilidade incluem:
- Dependência de drogas;
- Ansiedade;
- Depressão;
- Nutrição insuficiente;
- Disfunção da tireoide (por exemplo, a doença de Hashimoto);
- Alcoolismo.
Outras condições menos comuns que podem acompanhar a senilidade incluem:
- Infecções do trato urinário;
- Esclerose múltipla;
- Doença de Wilson;
- Esclerose Lateral Amiotrófica;
- Tumores cerebrais;
- Demência associada ao HIV.
Quais são os sintomas de Senilidade?
Como a senilidade é resultado da degeneração de células cerebrais, alguns sinais e sintomas podem surgir, como:
- Falta de concentração;
- Confusão;
- Perda de memória progressiva;
- Discernimento prejudicado;
- Mudanças de personalidade notáveis.
Se tenho sintomas de Senilidade, qual médico devo procurar?
Caso apresente sintomas de senilidade, é necessário procurar um médico neurologista ou geriatra para que ele diagnostique o problema e indique o tratamento mais adequado.
Como é feito o diagnóstico de Senilidade?
O diagnóstico de senilidade é realizado por meio de uma avaliação médica abrangente, em que o médico coleta o histórico médico completo, realiza um exame físico e pode solicitar exames de imagem cerebral. Além disso, testes cognitivos e neuropsicológicos são feitos para avaliar a memória, a habilidade de raciocínio e outras funções cerebrais.
Qual é o tratamento para Senilidade?
Apesar da senilidade não ter cura, o seu tratamento visa diminuir os sintomas e consiste em estimular a pessoa a trabalhar as informações no cérebro para reativar a memória, realizando exercícios simples, como dialogar com frequência e ver fotos e imagens em vídeo da sua vida. Isso pode trazer mais qualidade de vida ao paciente.
Quais soluções a Rede D’Or oferece?
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar a senilidade com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!