Salmonelose é uma intoxicação alimentar que causa diversos sintomas de intensidade variável, como náuseas e vômitos, dor de barriga e diarreia.
Salmonelose é uma intoxicação alimentar que causa diversos sintomas de intensidade variável, como náuseas e vômitos, dor de barriga e diarreia.
Dependendo da severidade dos sintomas apresentados pelo paciente com salmonelose, é preciso ficar atento para evitar que fique desidratado. Isso é especialmente válido para idosos e crianças.
A principal causadora de salmonelose é uma bactéria, a salmonella. Ela entra no organismo pela ingestão de alimentos contaminados. A salmonella pode estar presente em diversos tipos de comida, especialmente nas proteínas de origem animal, mas é especialmente comum em ovos. Se o ovo for servido cru, são grandes as chances de o paciente desenvolver uma intoxicação alimentar por salmonelose.
No entanto, é importante ressaltar que falta de higiene e maus hábitos de higiene também podem fazer com que o paciente desenvolva a salmonelose.
Os sintomas da salmonelose podem começar logo após a ingestão do alimento contaminado ou em até 48 horas após ter se alimentado. Entre os sintomas de salmonelose, podemos destacar:
Além de sintomas de desidratação, como sede, boca seca, sonolência e cansaço.
O diagnóstico da salmonelose é confirmado por meio da análise das fezes do paciente.
Na grande maioria dos casos, a salmonelose não requer um tratamento específico, sendo que o paciente se recupera após alguns dias. Podem ser utilizados alguns medicamentos para aliviar os sintomas apresentados, além da reposição de líquidos, por meio de soro caseiro, para evitar sua desidratação.
Nos casos em que a salmonelose consegue se espalhar pelo restante do corpo do paciente, pode ser recomendado o uso de antibióticos para evitar maiores consequências.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.