A salmonella é uma bactéria que causa infecções gastrointestinais, mais conhecidas como salmonelose ou gastroenterite por salmonella.
A salmonella é uma bactéria que causa infecções gastrointestinais, mais conhecidas como salmonelose ou gastroenterite por salmonella, um gênero de diferentes tipos de bactérias que contaminam alimentos diversos, como ovos e carnes mal cozidas, e são capazes de causar problemas de saúde diversos nos seres humanos.
A salmonella é causada por bactérias do gênero salmonella, sendo contraída por meio da ingestão de alimentos que estejam contaminados com a bactéria. A salmonella nos ovos mal cozidos é muito conhecida, mas poucos sabem que carnes de aves, como o frango e o pato, o leite não pasteurizado e até mesmo a água são passíveis de contaminação pela bactéria.
Ela também é transmitida por meio de fezes contaminadas. Por isso, más condições de higiene também contribuem para a propagação da doença.
Existem diferentes tipos de Salmonella. A Salmonella enterica é o tipo que causa doenças como a enterocolite aguda, que provoca dores intensas e inflamações no trato do sistema digestivo, com foco nos intestinos delgado e grosso. A Salmonella enterica é, ainda, dividida em outras subespécies da bactéria, como a Salmonella spp, que, por sua vez, também tem subdivisões, resultando na Salmonella typhi.
A doença é dividida em salmonella não tifoide, na qual o paciente fica doente por um determinado período e apesar dos sintomas severos, são poucas as chances de óbito, e em febre tifoide (causada pela Salmonella typhi), na qual o paciente precisa de atendimento médico urgente devido às elevadas taxas de óbito.
Os sintomas de salmonella não tifóide se apresentam em uma janela de 12 a 36 horas depois da ingestão do alimento ou da água contaminados com a bactéria.
Os sintomas de salmonelose podem incluir:
Caso apresente sintomas de salmonelose, é necessário procurar um médico clínico geral ou gastroenterologista, profissionais capacitados para diagnosticar a condição e indicar o tratamento mais adequado.
O diagnóstico de salmonelose é realizado por meio de exames laboratoriais. Geralmente, uma amostra de fezes ou sangue do paciente é coletada para análise. O laboratório realiza um teste chamado cultura bacteriana, para identificar a presença da bactéria salmonella.
Em alguns casos, também pode ser necessário realizar exames de imagem, como raio-X ou tomografia computadorizada. É fundamental buscar atendimento médico ao suspeitar da infecção para obter o diagnóstico correto e iniciar o tratamento adequado.
A salmonella não tifóide é uma doença autolimitada, na qual o paciente acaba superando os sintomas depois de uma semana.
O tratamento da salmonella não tifóide é feito por meio do uso de medicamentos que aliviam a dor e os sintomas incômodos causados pela bactéria. Nos casos em que a salmonella consegue escapar do trato intestinal do paciente e se espalhar por outras partes do organismo, o tratamento engloba também antibióticos.
Para prevenir a Salmonella, é preciso ter bons hábitos de higiene, lavando sempre as mãos antes de comer e lavando bem todos os alimentos (especialmente as carnes de aves) antes do cozimento. Verduras e frutas também podem estar contaminados, por isso, é importante lavá-los bem. Outra forma de prevenção é evitar comer saladas e frutas com casca em locais de higiene duvidosa.
Os ovos que forem consumidos devem estar sempre cozidos e mantidos na geladeira. Além disso, para prevenir a salmonelose, é preciso consumir apenas leites fervidos ou pasteurizados.
Por fim, fique atento às notícias, pois ocasionalmente existem contágios de salmonella nos produtos alimentícios, sendo preciso ter atenção redobrada ao cozimento das carnes e à lavagem dos vegetais nesses períodos.
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar a Salmonella com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Ative agora a localização do seu dispositivo