Também chamada de boqueira, a queilite angular é uma condição dermatológica que afeta um ou ambos os cantos da boca, causando inflamação, fissuras e dor. Ela é caracterizada por feridas dolorosas e inflamadas que podem provocar um desconforto significativo.
A queilite angular possui diversas causas, entre elas:
A queilite angular pode se manifestar de diversas formas e de acordo com sua causa. Seus principais sintomas na região bucal são:
Como consequência da queilite angular, alguns movimentos simples, como abrir a boca para falar, bocejar ou comer, podem trazer dor e desconforto. Além disso, existe a chance de haver sangramento no canto dos lábios. Já em casos mais graves, podem se formar bolhas ou pústulas.
Caso apresente sintomas de queilite angular, é necessário procurar o médico dermatologista ou um dentista, profissionais capazes de diagnosticar o problema e indicar o tratamento mais adequado.
O diagnóstico de queilite angular é baseado principalmente em sinais clínicos e o histórico médico do paciente também é considerado. O médico realiza um exame físico, observando os cantos da boca do paciente. Rachaduras, vermelhidão e inchaço são indicativos clássicos. Exames laboratoriais para identificar infecções fúngicas ou bacterianas podem ser solicitados.
O tratamento para queilite angular envolve primeiramente a identificação e correção da causa subjacente, e pode ser prescrito pelo médico dentista ou dermatologista o uso de pomadas antifúngicas ou antibacterianas. Além disso, pode ser recomendado ao paciente usar suplementos alimentares se a causa do problema tiver relação com deficiências nutricionais.
Outro fator que ajuda no processo de cicatrização é manter os lábios bem hidratados, o que também pode auxiliar a prevenir a recorrência das feridas.
A queilite angular pode ser contagiosa se for causada por uma infecção por fungos ou bactérias, portanto não é recomendado compartilhar talheres ou copos, além de ser de suma importância evitar o contato da região com outras pessoas enquanto a ferida estiver aberta.
Para evitar a queilite angular, é necessário tomar alguns cuidados, como manter os lábios hidratados, por ser uma região que possui pouca capacidade de hidratação e que pode sofrer com o tempo seco, frio, baixa umidade, vento e água quente. Outra medida que ajuda a evitar o quadro é uma boa alimentação, mantendo uma dieta rica em vitaminas e minerais que auxiliam na recuperação da pele e fortalecem o sistema imunológico. Também é essencial manter uma boa higiene bucal.
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar a queilite angular com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Ative agora a localização do seu dispositivo