A prostração ou o estado de prostração acontece quando uma pessoa sente um conjunto de sensações desagradáveis, como cansaço excessivo e exaustão.
A prostração pode ser um sintoma de um conjunto variado de doenças, como a dengue, a anemia, o hipotireoidismo, a síndrome da fadiga crônica, a apneia do sono e, até mesmo, a depressão.
A pessoa que está em prostração sente seu corpo mole e uma imensa dificuldade de fazer suas atividades cotidianas. Perde-se a vontade de realizar, inclusive, atividades antes consideradas prazerosas.
Para a pessoa que está em estado de prostração, até mesmo atividades rotineiras como raciocinar ou fazer tarefas se tornam complicadas.
Sim, desde que a causa para a prostração seja descoberta. Dessa forma, é fundamental procurar um médico assim que qualquer sintoma relacionado a essa condição for identificado para realizar exames complementares que identifiquem a sua causa.
O tratamento da prostração envolve uma investigação por parte do médico especialista para identificação da sua causa e excluir outras possibilidades de doença, como por exemplo, a depressão.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por seis estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico das causas da prostração e de condições diversas.