Geralmente, a próstata aumentada acomete homens acima dos 50 anos de idade e é um problema muito comum.
Na maior parte dos casos, a próstata aumentada é provocada pela hiperplasia da próstata, uma condição benigna que causa apenas o aumento da próstata, no entanto também pode ser um sinal de problemas mais sérios, como o câncer.
Geralmente a hiperplasia benigna da próstata (HPB) é a principal causa da próstata aumentada. Porém a próstata aumentada também pode ser causada por doenças mais graves como por exemplo, prostatite ou câncer.
Os principais sintomas da próstata aumentada são:
– dificuldade para urinar;
– jato de urina fraco;
– vontade frequente para ir ao banheiro
– sensação de bexiga sempre cheia.
O tratamento da próstata aumentada varia de acordo com a gravidade e a causa do problema.
* Hiperplasia benigna da próstata: o tratamento é realizado com o uso de remédios, como tansulosina, alfuzosina ou finasterida, por exemplo, para diminuir o tamanho da próstata e aliviar os sintomas. Nos casos mais graves, pode ser necessário fazer cirurgia para remover a próstata.
* Prostatite: em alguns casos, a inflamação da próstata é causada por um infecção bacteriana e, por isso, é necessário a utilização de antibióticos.
* Câncer de próstata: o tratamento é quase sempre feito com cirurgia para retirar a próstata e, dependendo da evolução do câncer, pode ser necessário fazer quimioterapia ou radioterapia.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.