Condição médica em que o ar entra na cavidade pleural através de uma abertura no peito. Afeta a respiração e pode levar à falência respiratória.
O pneumotórax aberto é uma condição médica em que o ar entra na cavidade pleural através de uma abertura no peito. O fluxo constante de ar desloca o pulmão, afetando a respiração e podendo levar à falência respiratória. É uma emergência médica que necessita de tratamento imediato para evitar complicações graves.
O pneumotórax aberto é causado por uma lesão no peito que perfura o pulmão, permitindo a entrada de ar na cavidade pleural. Isso pode ocorrer devido a acidentes de trânsito, quedas, procedimentos médicos ou ferimentos de bala ou faca. A entrada de ar impede a expansão completa do pulmão, dificultando a respiração.
Os sinais e sintomas de pneumotórax aberto podem incluir:
O diagnóstico de pneumotórax aberto é feito por meio dos exames físicos, podendo identificar sinais da condição, como um som borbulhante ao escutar o peito do paciente. Além disso, podem ser solicitados exames de imagem para confirmação do quadro, como radiografias ou tomografias do tórax, que permitem a visualização do ar acumulado no espaço entre o pulmão e a caixa torácica.
O tratamento para pneumotórax aberto inclui intervenção médica imediata para evitar complicações. Normalmente, envolve o uso de um tubo de tórax para remover o ar e permitir que o pulmão se expanda. Também pode incluir uma cirurgia para reparar danos no pulmão. Medicamentos para dor e antibióticos para evitar infecção podem ser administrados conforme necessário. O monitoramento cuidadoso é essencial para garantir a recuperação.
Em caso de pneumotórax aberto, é vital procurar ajuda médica imediatamente. Enquanto aguarda, mantenha a pessoa calma e evite movimentos bruscos. Se possível, posicione-a de lado, com o lado afetado para baixo. Não tente perfurar, drenar o ar ou retirar qualquer objeto estranho que esteja no peito, pois isso pode causar mais danos.
Em casos extremos, pode-se usar um curativo de três lados para evitar a entrada de ar, mas isso deve ser feito apenas por profissionais treinados.
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar pneumotórax aberto com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!