A pneumonia nosocomial é uma infecção pulmonar que se desenvolve em pacientes hospitalizados após 48 horas da internação, não estando presente ou em incubação no momento da admissão.
A pneumonia nosocomial é causada por bactérias resistentes a antibióticos, comuns em ambientes hospitalares. O risco de contraí-la é maior em pacientes com sistema imunológico debilitado, intubados ou com doenças crônicas. Além disso, fatores como uso prolongado de ventiladores e exposição a procedimentos invasivos podem tornar os pacientes mais suscetíveis.
Os sinais e sintomas de pneumonia nosocomial podem incluir:
Caso apresente sintomas de pneumonia nosocomial, é necessário procurar um médico pneumologista, infectologista ou um clínico geral, profissionais capazes de diagnosticar a condição e indicar o tratamento mais adequado.
O diagnóstico de pneumonia nosocomial é feito por meio de exames clínicos, radiográficos e laboratoriais. O médico realiza um exame físico, avaliando os sinais vitais e a presença de sons pulmonares anormais.
Após o procedimento, pode ser solicitado um exame de sangue para verificar a presença de infecção. A radiografia de tórax ajuda a confirmar o diagnóstico, mostrando áreas de opacidade (consolidação). Em alguns casos, pode ser necessária uma broncoscopia ou uma cultura de escarro para identificar o agente causador da pneumonia.
O tratamento para pneumonia nosocomial pode envolver o uso de antibióticos, muitas vezes de amplo espectro, devido à variedade de bactérias potencialmente envolvidas. A escolha do medicamento deve considerar o perfil de resistência dos microrganismos presentes no local. Além disso, cuidados de suporte, como oxigenoterapia, podem ser necessários. É essencial o monitoramento constante do paciente para avaliar a eficácia do tratamento.
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar a pneumonia nosocomial com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!