A pielonefrite aguda é uma infecção causada por bactérias que atinge um ou os dois rins, mais especificamente o parênquima renal. Essa é a porção do rim onde a urina é produzida.
Em sua versão aguda, a pielonefrite acomete os rins de uma hora para outra, normalmente devido a uma bactéria oriunda do trato urinário. A infecção compromete a função renal e deve ser tratada o quanto antes, pois pode se tornar grave.
A bactéria causadora da maior parte dos casos de pielonefrite é a E. coli, presente no intestino humano. Normalmente, a infecção vai do trato genital até a bexiga e, depois, chega aos rins pelos ureteres. A pielonefrite aguda é mais frequente em:
A pielonefrite aguda também pode acontecer pela infecção de outros órgãos e afetar os rins por meio da corrente sanguínea. Porém, esses casos representam apenas 5% das infecções renais desse gênero.
A pielonefrite pode causar dor na lombar (na altura dos rins), vômitos, náuseas, febre, calafrios que surgem de forma repentina, dor ao urinar e presença de sangue ou pus na urina.
O tratamento para a doença inclui a administração de antibióticos, mesmo que ainda não sejam específicos, que deve começar assim que o médico suspeitar da infecção. Isso pode evitar lesões permanentes.
Após a confirmação da bactéria causadora do problema, que acontece por meio da urocultura, o especialista pode indicar o melhor antibiótico.
Em casos que envolvam condições físicas permanentes que bloqueiam o fluxo da urina, pode ser necessária a cirurgia.
O médico responsável pelo diagnóstico e tratamento da pielonefrite, assim como outros problemas renais, é o nefrologista.
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar a pielonefrite aguda com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!