Pedra na Bexiga
Também chamado de cálculo na bexiga ou cálculos vesicais, as pedras na bexiga são caracterizadas pela formação de pequenas pedras constituídas de diferentes sais minerais que fazem parte da composição do organismo, e que surgem no interior da bexiga do paciente.
O que é pedra na bexiga?
Também chamado de cálculo na bexiga ou cálculos vesicais, as pedras na bexiga são caracterizadas pela formação de pequenas pedras constituídas de diferentes sais minerais que fazem parte da composição do organismo, e que surgem no interior da bexiga do paciente.
Em alguns casos, os cálculos se formam diretamente na bexiga do paciente. Em outros, esses cálculos surgem originalmente nos rins, como cálculos renais, e descem pelos ureteres até chegar à bexiga.
Quais as causas de pedra na bexiga?
De modo geral, é possível afirmar que as causas de pedra na bexiga estão relacionadas a outras condições que fazem com que seja difícil para o paciente eliminar a urina e esvaziar a bexiga por completo.
Essas condições podem ser desde malformações no sistema urinário do paciente ou até mesmo outras condições, como a hiperplasia da próstata que afeta mais comumente homens em idade adulta e causa dificuldade para urinar.
No entanto, existem pacientes com pedra na bexiga sem que haja essa dificuldade para esvaziar a urina por completo. Em alguns casos, é difícil saber, exatamente, o que causa as pedras na bexiga desse paciente.
Quais os sintomas de pedra na bexiga?
Nem sempre o paciente que possui pedra na bexiga vai apresentar sintomas dessa condição.
Nos casos em que ele apresenta sintomas, ele pode sentir:
- desconforto ou dor ao urinar;
- dor abdominal, nas costas, no quadril e na pelve;
- sangue na urina (hematúria);
- urina que sai em fluxos mais curtos ou que é interrompida sem que o paciente deseje;
- febre;
- mal-estar.
Como é o tratamento de pedra na bexiga?
Na maior parte dos casos, as pedras formadas na bexiga acabam sendo eliminadas na urina, pelo próprio paciente. Para pedras de maior tamanho e que ocupem um espaço considerável no órgão, pode ser realizada uma cirurgia para que eles sejam removidos do local.
Alguns procedimentos podem ser feitos por meio de aparelhos inseridos pela uretra e que ajudam a quebrar as pedras em menores tamanhos, para facilitar sua eliminação pelo próprio paciente.
É recomendado aumentar a ingestão de líquidos e beber muita água para evitar o acúmulo de sais minerais na bexiga que ocasiona a formação de pedra na bexiga.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.
Compartilhe este artigo
Especialistas na Rede D'Or
Encontre médicos perto de você
Ative agora a localização do seu dispositivo