Cada indivíduo possui seu próprio tom de pele, sendo que a palidez é caracterizada como uma perda de coloração nesse tom de pele, como se um indivíduo ficasse mais claro do que normalmente é, ainda que ele tenha um tom de pele mais branco, por exemplo. A palidez cutânea pode ser um grande indicador da saúde do organismo de um indivíduo.
Pessoas com palidez no rosto podem apresentar, por exemplo, uma falta de exposição ao Sol. Isso não necessariamente é uma condição médica, mas pode ser um indicador, por exemplo, de deficiência em vitamina D, um quadro médico que é capaz de causar uma série de sintomas, como a fadiga excessiva e a sonolência.
A anemia e a palidez são muito associadas, já que a perda de coloração da pele tem grande relação com a deficiência de ferro. Isso é especialmente verdade caso a pessoa apresente palidez e olheiras, uma vez que eles são indicadores dessa condição.
Uma pessoa com palidez repentina pode estar apresentando uma emoção forte, como surpresa e choque, sendo que isso não é um caso clínico de gravidade. Entretanto, a palidez repentina, combinada com sudorese excessiva e dor no peito podem ser sinais precoces de infarto, sendo necessária uma atenção médica imediata.
A palidez também é um sinal adicional de que a saúde do paciente não está muito boa. Uma pessoa resfriada, com uma infecção no corpo ou com hipoglicemia pode apresentar palidez, por exemplo.
A palidez infantil precisa ser observada com muita atenção e cuidado, já que a palidez é um dos principais sintomas iniciais de câncer em crianças, como a leucemia.
De forma a obter um diagnóstico preciso e correto, é importante ir ao médico para checar todas as variáveis e as possibilidades do que pode estar causando essa palidez.
É preciso lembrar que uma certa exposição ao Sol é saudável e faz bem ao organismo, desde que seja feita com a devida proteção contra os raios UV.
Se a palidez persiste por vários dias, é preciso consultar um médico para fazer um check-up e descobrir suas causas. Isso é especialmente verdade caso a pessoa apresente outros sintomas combinados com a palidez.
Por ano, a Rede D’Or realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia.