A otite média é uma infecção do ouvido médio, que contém o tímpano, a câmara timpânica, os ossos do ouvido e a tuba auditiva.
A otite média é uma infecção no ouvido médio, região também conhecida como orelha média. Inclui o tímpano, a câmara timpânica, alguns ossos do ouvido e a tuba auditiva. É na orelha média que acontece a amplificação do som para que ele chegue na orelha interna.
A condição pode ser de origem viral ou bacteriana. Geralmente, a otite média se dá durante ou após gripes, resfriados ou infecções respiratórias, devido à passagem de agentes infecciosos para a região afetada. Além disso, existe a possibilidade da otite média acontecer pelo acúmulo de líquido causado pelo inchaço das tubas auditivas, decorrente de alergias, por exemplo.
Pela imaturidade do sistema auditivo, a condição é normalmente vista em crianças entre três meses e três anos de idade. Apesar disso, pode acometer qualquer faixa etária.
Os principais sintomas da otite média são:
Em alguns casos, o tímpano pode se romper. Quando isso acontece, é perceptível a saída de uma secreção do ouvido, podendo estar acompanhada de pus e/ou sangue.
Sim, mediante tratamento, a otite média tem cura.
O tratamento para a otite média vai depender da idade do paciente e da gravidade da doença. Normalmente, a dor e a febre são tratadas por meio de analgésicos. Se os sintomas perdurarem, o médico pode estudar a possibilidade de administrar antibióticos.
Após o tratamento, a febre tende a passar em alguns dias, no entanto, a defasagem auditiva pode perdurar por mais tempo. Se esse for o caso, é preciso que haja uma investigação para ver se ainda há secreção retida na região.
Caso exista, o portador tem que passar por uma pequena cirurgia, que vai retirar essa secreção através de uma incisão no tímpano, pois o local com essa vulnerabilidade é suscetível a infecções futuras.
O médico otorrinolaringologista é o mais indicado para cuidar de casos de otite média, porém o clínico geral e o pediatra também são capazes de analisar a condição.
O diagnóstico da otite média é feito pela avaliação médica do ouvido. O instrumento utilizado chama-se otoscópio.
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar a otite média com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, banco de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG), e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!