Otite externa é uma infecção do canal auditivo externo que vai do tímpano ao exterior da cabeça.
Otite externa é uma infecção do canal auditivo externo que vai do tímpano ao exterior da cabeça. A principal causa é quando ficam resquícios de água contaminada na orelha após a natação, mar ou piscina, bem como o uso de cotonetes, já que o contato frequente com a água ajuda na remoção da cera que serve de proteção para o canal auditivo. Isso pode criar um ambiente úmido que proporciona o crescimento de bactérias e fungos.
No entanto, ela pode acontecer devido a outras causas quando se fica muito tempo usando fones de ouvido, presença de objetos estranhos, alergias, psoríase, eczema, dermatite seborreica e até mesmo por irritação devido a sprays ou tinta para cabelos.
Os sintomas da otite externa incluem, principalmente, dores intensas, que podem ficar pior ao tocar a orelha. Alguns outros são:
Por meio do exame otológico para visualização do interior do ouvido, seja por otorrinolaringologista ou por pediatra no caso das crianças. Além disso, é feita uma avaliação dos sinais e sintomas apresentados pela pessoa, sua duração e intensidade. A partir daí o médico poderá receitar um tratamento mais eficaz.
Caso os sintomas persistam por algumas semanas mesmo após a realização do tratamento, o médico pode indicar que seja coletada uma pequena amostra do tecido do ouvido para que seja analisada em laboratório, já que pode estar relacionada com uma infecção.
O tratamento de otite externa inclui medicamentos analgésicos, usados no alívio da dor no ouvido. Além disso, o médico especialista pode indicar medicação em gotas para ser utilizada diretamente no ouvido. Em alguns casos é necessário a administração de antibióticos. Outras medidas caseiras podem ser tomadas para auxiliar o tratamento, como bolsa de água quente para encostar na orelha afetada e aliviar a dor.
Em casos mais graves, o ouvido deve ser cuidadosamente limpo por um otorrinolaringologista. Em alguns casos, se o canal auditivo está muito inchado, pode ser aplicado um antibiótico local.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 12 estados brasileiros e no Distrito Federal. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.
Ative agora a localização do seu dispositivo