Quando há algum descompasso no processo de renovação e o osso antigo não é reabsorvido ou o osso novo não surge tão rapidamente quanto deveria, o paciente apresenta um quadro de osteopenia.
Todas as células do corpo humano estão em constante processo de renovação, inclusive em partes do corpo como o esqueleto. Nossos ossos se renovam ao longo dos anos, sendo que o osso novo dá lugar ao osso antigo, que é reabsorvido.
Quando há algum descompasso nesse processo de renovação e o osso antigo não é reabsorvido ou o osso novo não surge tão rapidamente quanto deveria, o paciente apresenta um quadro de osteopenia.
A osteopenia é uma condição médica que resulta desse quadro descrito acima. Por conta da dificuldade no surgimento de osso novo, os ossos do corpo acabam tendo um problema de densidade, que pode levar a quadros mais sérios e graves, como a osteoporose.
Existem diversas causas para a osteopenia, mas o envelhecimento é uma das principais.
Além disso, o baixo consumo de cálcio, a pouca exposição ao sol, a falta de exercício físico e o tabagismo também podem colaborar com um quadro médico de osteopenia. Doenças na tireóide e nos rins, uso contínuo de determinados medicamentos e o alcoolismo também podem causar a osteopenia.
Geralmente, é difícil superar a osteopenia para retornar a ter uma densidade óssea normal, sendo que o paciente que apresenta osteopenia costuma ser diagnosticado com osteoporose no futuro.
Assim, a recomendação dos médicos é adotar hábitos e um estilo de vida saudável, com o objetivo de reduzir as chances da osteopenia se tornar uma osteoporose.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados pelo Brasil. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.