Obesidade infantil é o nome dado para a condição em que a criança se encontra acima do seu peso em relação a sua altura e idade.
A obesidade infantil é o nome dado para a condição em que a criança se encontra acima do seu peso em relação àa sua altura e idade.
De acordo com o relatório público do Sistema Nacional de Vigilância Alimentar e Nutricional, até meados de setembro de 2022, mais de 340 mil crianças de 5 a 10 anos de idade foram diagnosticadas com obesidade.
Essa condição é preocupante, pois pode levar a uma série de problemas de saúde.
As causas da obesidade infantil estão relacionadas a diversos fatores que podem incluir:
Disfunções alimentares, respiração ofegante, mudanças emocionais e baixa autoestima são alguns sinais que os pais podem notar no início da doença. A longo prazo, a obesidade infantil pode desencadear outros problemas. Dentre eles, estão:
A obesidade infantil pode ter diversos efeitos negativos na saúde das crianças, tais como:
A obesidade infantil tem cura. O tratamento geralmente é feito com o apoio de uma equipe multidisciplinar de pediatras, psicólogos, nutricionistas e endocrinologistas.
Dependendo do caso, somente mudar os hábitos alimentares e incluir a prática de atividades físicas é suficiente para que a criança seja curada.. Nos casos mais graves, a administração de medicamentos pode ser necessária.
É essencial buscar a ajuda de um médico de confiança para a indicação do tratamento mais adequado para a obesidade infantil.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, banco de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA) e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, oferecido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Agendamento de consultas, exames e demais procedimentos: