Também chamado de íngua, o nódulo no pescoço é caracterizado pelo surgimento de um caroço nas laterais ou na parte da frente ou de trás do pescoço do paciente.
De modo geral, os nódulos no pescoço costumam surgir e desaparecer espontaneamente e são mais comuns em crianças e adolescentes.
Os nódulos no pescoço, geralmente, são gânglios linfáticos ou linfonodos que ficaram inchados ou aumentaram de tamanho. Os gânglios linfáticos fazem parte do sistema linfático, que auxilia no sistema de defesa do organismo. Na grande maioria dos casos, os nódulos no pescoço surgem porque o organismo do paciente está combatendo algum tipo de doença, inflamação ou infecção.
Quando os nódulos no pescoço são causados por esse motivo, eles geralmente desaparecem após 3 ou 4 semanas, sem que seja necessária qualquer intervenção médica.
No entanto, quando os nódulos no pescoço atingem pacientes adultos e demoram para desaparecer, é preciso buscar ajuda médica para a realização de exames complementares, especialmente se o paciente for alcoólatra ou fumante. Nesses casos, os nódulos podem ser um sinal de câncer no pescoço.
Além de câncer, alguns nódulos no pescoço persistentes são sinal de doenças autoimunes, infecções crônicas, problemas de pele (cistos epidermóides) ou má-formações congênitas ( de nascença).
O principal sinal de nódulo no pescoço é um caroço que pode ser apalpado ou visto na lateral do pescoço. Esse nódulo pode ou não ser movimentado de um lado para o outro e pode ou não causar dor e incômodo ao paciente.
O tratamento dos nódulos no pescoço depende de suas casas. Na grande maioria dos casos, eles desaparecem sem a necessidade de intervenção médica, mas outros precisam desde procedimentos cirúrgicos a outros tipos de protocolo de atendimento.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.