Chamada também de diurese noturna, a noctúria é uma vontade de urinar frequente que acontece durante a noite e faz com que o paciente tenha que interromper seu sono, diversas vezes, para poder aliviar a vontade de fazer xixi.
Quando o paciente sente vontade de urinar mais do que duas vezes por noite, temos a chamada noctúria.
Geralmente, essa condição afeta pacientes acima dos 60 anos e é mais comum em pacientes do sexo feminino.
A principal causa da noctúria é o envelhecimento e o enfraquecimento dos músculos da pelve, além das alterações no funcionamento dos rins que são característicos da idade. Entretanto, a noctúria também pode acontecer em pacientes que fazem o uso de medicamentos diuréticos ou mesmo para controlar a pressão arterial.
A noctúria também pode acontecer em pacientes com infecções urinárias, diabetes e problemas na próstata, assim como em pessoas com insuficiência cardíaca, bexiga preguiçosa e inchaços (edemas) nos membros inferiores.
Por fim, pacientes que ingerem muitos líquidos também podem acabar desenvolvendo a chamada noctúria.
O principal sintoma da noctúria é a vontade de urinar durante a noite, fazendo com que o paciente levante, duas ou mais vezes, para fazer xixi.
De modo geral, a noctúria não é uma doença, mas sim um sinal de alerta que indica que o paciente deverá procurar ajuda médica para entender o que pode estar acontecendo com seu organismo que faz com que ele urine com frequência.
Muitas doenças e patologias podem resultar na chamada noctúria, com quadros médicos que vão desde a obstrução da uretra, infecções urinárias até diabetes, insuficiência cardíaca, ansiedade e dificuldades na próstata.
Geralmente, tratando a condição adjacente, a noctúria desaparece e o paciente volta a urinar de forma natural mesmo durante a noite.
Em alguns casos, mudanças nos hábitos, como evitar a ingestão de líquidos durante a noite, podem ser recomendadas.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.