Náusea é uma sensação de desconforto que afeta a porção superior do abdômen, mais ou menos na região da boca do estômago. Na náusea, o paciente apresenta sensibilidade local, como se de fato fosse vomitar.
Náusea é uma sensação de desconforto que afeta a porção superior do abdômen, mais ou menos na região da boca do estômago. Na náusea, o paciente apresenta sensibilidade local, como se de fato fosse vomitar.
A náusea não chega a ser dor, mas pode ser bastante desconfortável. Alguns sentem a náusea de forma mais severa, chegando até mesmo a vomitar, outros ficam levemente enjoados, mas conseguem controlar a sensação e não vomitam.
Dependendo de quanto tempo um episódio de náusea dura, o paciente pode, inclusive, se sentir debilitado e ter dificuldade de concluir suas tarefas do dia a dia.
Existem inúmeras causas para a náusea, que podem ou não ser sintomas para doenças e outros problemas de saúde.
Uma das causas principais de náusea é, por exemplo, a sensibilidade ao movimento. Em um trajeto de avião, de carro ou de navio, o paciente pode sentir a náusea devido aos movimentos desses meios de locomoção, sendo que a náusea melhora assim que o paciente para de se movimentar.
A náusea também pode ser sintoma de uma série de doenças, como a doença do refluxo gastroesofágico, que acontece quando os conteúdos do estômago do paciente retornam parcialmente pelo esôfago, causando queimação e náusea, e a síndrome do intestino irritável, que acontece devido a um excesso de atividades no intestino do paciente.
A gastrite, uma inflamação que atinge a mucosa do estômago, também pode causar náusea, assim como a duodenite, uma inflamação da parte inicial do intestino delgado do paciente, e a esofagite, a inflamação do esôfago.
Diabetes, câncer, labirintite e gravidez são algumas coisas que não envolvem o estômago e que também podem fazer com que o paciente sinta náusea.
Por fim, alguns pacientes sentem náusea como um efeito colateral de determinados tratamentos médicos, como a quimioterapia, por exemplo.
A náusea é um sintoma por si só, em que o paciente sente um forte desconforto e mal-estar na região da boca do estômago, como se ele fosse vomitar a qualquer momento.
Em alguns casos, o paciente acaba vomitando, mas em outros, ele fica apenas com a sensação ruim e de mal-estar no estômago.
O tratamento da náusea depende do que está causando este sintoma. Em alguns casos, a náusea pode ser tratada por meio de medicamentos simples que a combatam.
Em outros, para que a náusea realmente possa sumir, é preciso tratar a doença inicial que causa tal condição.
O alívio da náusea pode ser feito ao permitir que o paciente tome ar fresco e respire um pouco, sem ficar em movimento. Se ele puder se sentar ou ficar parado por alguns instantes, o sintoma é ainda mais aliviado.
Comer refeições leves e beber água gelada, evitar locais abafados, quentes e com muita gente também podem ser medidas para evitar a náusea, assim como evitar odores fortes, como cheiro de perfumes e de produtos de beleza.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.